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Título: Investigando processos de ensino da leitura e escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Geraldo da Silva Pinto na cidade de Pilõeszinhos
Autor(es): Silva, Maria Gorete Luiz da
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Processo de ensino
Data do documento: 25-Ago-2014
Resumo: Este trabalho monográfico apresenta algumas reflexões e análises sobre a leitura e escrita em uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Pilõezinhos/PB. O foco da pesquisa foi investigar a prática pedagógica das professoras no que se refere ao desenvolvimento do gosto e prazer pela leitura e escrita. Assim como perceber se os educandos têm sido motivados a ler e escrever por prazer naquele espaço escolar. A motivação desta inquietação foi às vivências de docentes desde os primeiros passos na vida profissional e acadêmica. Neste trabalho utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa participante que de acordo com Gil (2010) é uma modalidade que torna os sujeitos ativos em todo processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, o trabalho ora apresentado teve como forma de abordagem a pesquisa quali-quantitativa. A modalidade escolhida para a investigação foi pesquisa de campo, contemplando os objetos de cunho exploratório e descritivo. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram o questionário e a observação. Já os instrumentos empregados foram guia de observação e roteiro de perguntas utilizadas para o questionário. Contudo, este trabalho monográfico está dividido em cinco tópicos, baseado em dados teóricos e empíricos. Num primeiro momento será introduzida de forma breve a pesquisa. Em seguida apresentaremos os procedimentos metodológicos, ou seja, o desenho da investigação. Neste item será abordado os objetivos, tema, hipóteses, coleta de dados, tipologia do estudo, procedimentos e abordagem do problema. Para fundamentar a metodologia recorremos aos pesquisadores Gil (2010), Marconi e Lakatos (2010), e Oliveira (2007). Logo após, apresentaremos o referencial teórico que segundo Marconi e Lakatos (2010) é o momento de correlacionar a pesquisa com o universo teórico, fazendo a interpretação dos significados dos dados levantados. Sendo assim o referencial será dividido em: Retrospectiva histórica da leitura e escrita, que será embasada em: Barbosa (1991), Lima; Azevedo; Katezentein (1986), Cagliari (2001), Nero (2008), Magalhães (1996), Bezerra (2000) e Soligo (2001). A leitura na escola: é possível ler na escola? Para este aprofundaremos em Smith (2001); Lerner (2001), Gouveia; Orenztejn (2000) e Silva (2012). A leitura e a escrita: um meio para realização de aprendizagens significativas. Neste recorremos aos seguintes pesquisadores: Fonseca (2006), Soares (2004), Gadotti (2003), Freire (1998), Anderle (2005) e Moran (2000). Dando continuidade, relataremos a análise e descrição dos resultados da investigação. Que segundo Marconi e Lakatos (2010) é o momento mais importante da pesquisa, pois aqui será apresentado a interpretação dos resultados, confirmando ou não as hipóteses. Esta pesquisa teve a intenção de expressar as reflexões e experiências singulares de uma pedagoga-pesquisadora em formação. Meu desejo é o de apresentar possibilidades que podem vir a quebrar/romper a ideia entre as crianças de que ler é chato e só serve para fazer exercícios.
Descrição: SILVA, M. G. L. da. Investigando processos de ensino da leitura e escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Geraldo da Silva Pinto na cidade de Pilõeszinhos. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4829
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