Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4831
Título: As marcas da poesia na prosa de Ana Maria Machado: leitura de Menina bonita do laço de fita
Autor(es): Andrade, Fagna Soares de
Palavras-chave: Crítica
Narrativa infantil
Elementos poéticos
Data do documento: 26-Ago-2014
Resumo: Ana Maria Machado é reconhecida nacionalmente como uma das maiores escritoras do Brasil. Embora alguns críticos literários não acreditem que exista uma literatura para jovens, apesar de existirem muitos livros publicados especialmente para eles, a escritora vem se destacando no contexto da produção literária infantil brasileira. Dos seus livros dedicados a esse público, interessou-nos muito especialmente a narrativa intitulada Menina bonita do laço de fita (1986), livro em que a autora presta uma homenagem à raça negra, através de uma linguagem simples e ao mesmo tempo poética. Trata-se de uma narrativa curta e de fácil entendimento por crianças de qualquer idade. A partir de sua leitura surgiu o interesse em estudá-la mais detidamente e esse interesse motivou a necessidade de analisá-la com o objetivo de identificar as marcas da poesia presentes na história de um coelho branco que é apaixonado pela cor negra de sua vizinha, a menina bonita do laço de fita, que o inspira a sonhar e ter filhos da cor dela. Tomando este enredo como pano de fundo para o estudo que ora apresentamos, fundamentamos nossa análise em trabalhos como os de Goldstein (2006), Candido (1996), Cara (1998), Lyra (1996), Teresa e Antunes (2004), dentre outros.
Descrição: ANDRADE, F. S. de. As marcas da poesia na prosa de Ana Maria Machado: leitura de Menina bonita do laço de fita. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4831
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fagna Soares de Andrade.pdf552.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.