Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4836
Título: A poesia na sala de aula: uma análise do livro didático do 7º ano do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Maria José Oliveira da
Palavras-chave: Poesia
Livro didático
Ensino
Data do documento: 26-Ago-2014
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é analisar a abordagem da poesia no Livro Didático “Diálogo”: língua portuguesa do 7º ano, do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático (2009). Nesse sentido, pretendemos verificar como os textos poéticos são explorados no decorrer do LD objeto de análise. Para refletirmos sobre esses aspectos, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico na qual buscamos respaldo nas concepções de Freitag (1993), Batista & Rojo (2005), PNLD (1997), Rangel (2005), Pinheiro (2005), Gebara (2002 -2007), Abramovich (1997), Candido (1995), Beltrão &Gordilho (2009). A prática que os livros didáticos estimulam e/ou sugerem está longe de cumprir com o objetivo fundamental da poesia apresentada pelo poeta, visto que o papel dialógico do texto poético requer do leitor uma participação intensa na descoberta dos sentidos propostos pelo poema. Os resultados da análise apontam que o livro didático apresenta aspectos positivos e negativos. Sendo os positivos a qualidade estética dos textos; indicação de leituras; propostas de produções de poemas; poesias de diversos autores (contemporâneos e aqueles que pertencem ao cânone) e outros. Nos aspectos negativos verificamos que o ludismo, a sonoridade, e o sentido poético que são atrativos para leitores, quase nunca são explorados. Assim, o texto poético continua funcionando, na maioria das vezes, como pretexto para ensinar vocabulário, interpretação escrita, sintaxe e morfologia. Deve-se destacar também que o prazer e a imaginação que a poesia proporciona não são explorados de forma contundente no livro didático em questão. Desse modo, a importância em se trabalhar com a poesia é justamente promover a inserção do leitor-aluno em um pensamento crítico e mais reflexivo sobre a linguagem, o que não é efetivamente atendido no LD analisado.
Descrição: SILVA, M. J. O. da. A poesia na sala de aula: uma análise do livro didático do 7º ano do ensino fundamental. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4836
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Oliveira da Silva.pdf647.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.