Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4837
Título: Jornalismo opinativo por Rachel Sheherazade: uma leitura discursiva
Autor(es): Oliveira, Shirley Maclaine Lima
Palavras-chave: Análise do discurso
Jornalismo opinativo
Efeitos de sentido
Sujeito discursivo
Data do documento: 26-Ago-2014
Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo analisar, através de uma pesquisa qualitativa, o comentário da jornalista Rachel Sheherazade intitulado por ela como “O marginalzinho do poste” inserido no telejornal SBT Brasil (veiculado pela emissora SBT). Para essa análise, utiliza-se como norte teórico a Análise do Discurso. A opinião da âncora foi destaque em todo o país por conter comentários que implicaram, entre outras coisas, em desrespeito aos direitos humanos. Durante cerca de pouco mais de um minuto ela expõe sua posição e confronta a sociedade sobre o modo como a justiça é falha, tratando-se de punir infratores da lei e baseando-se em dados sobre os índices de violência no país. Pretende-se observar o discurso contido no comentário da jornalista bem como os efeitos de sentidos que surgiram através da referida enunciação. Para isso, será realizada uma análise do discurso de linha francesa que relaciona o materialismo linguístico com o contexto sócio-histórico-ideológico de ocorrência do enunciado. O discurso será analisado, sobretudo à luz das teorizações de Michel Pêcheux e Michel Foucault e de estudiosos como Eni P. Orlandi e Aloísio de Medeiros Dantas sobre a Análise do Discurso.
Descrição: OLIVEIRA, S. M. L. Jornalismo opinativo por Rachel Sheherazade: uma leitura discursiva. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4837
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Shirley Maclaine Lima Oliveira.pdf789.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.