Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4838
Título: O negro na literatura infantil: de Lobato a Ana Maria Machado
Autor(es): Veríssimo, Francisca Camila Jácome
Palavras-chave: Literatura infantil
Negro
Crítica
Data do documento: 26-Ago-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão crítica sobre como o negro é representado em duas obras da literatura infantil. Para tanto, serão analisadas as narrativas Histórias de tia Nastácia (1937), de Monteiro Lobato e Menina bonita do laço de fita (1996), de Ana Maria Machado, obras destinadas ao público infantil em que o negro figura como um dos temas centrais. Em Histórias de tia Nastácia, conforme sugere o próprio título, temos a personagem tia Nastácia, que é uma fiel representante do povo ignorante e sem cultura, sujeita aos domínios dos brancos, tidos como superiores à época em que o livro foi publicado. O tratamento dispensado à negra é negativo, pois a tia Nastácia se refere a personagem com os designativos ―negra beiçuda‖, ―ignorante‖, ―sem cultura‖. Já em Menina bonita do laço de fita, por sua vez, a autora nos apresenta a beleza de uma menina negra que é comparada a uma ―fada do reino do luar‖, e, portanto, exalta a beleza do negro com carinho e admiração. A análise se deterá na observação dessas duas personagens femininas e buscará mostrar o tratamento que é dispensado ao negro nessas narrativas. Para tanto recorremos aos estudos de Cademartori (2004), Cândido (2005), Cunha (2004), dentre outros.
Descrição: O negro na literatura infantil: de Lobato a Ana Maria Machado. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4838
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Camila Jácome Veríssimo.pdf597.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.