Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva Neta, Alzira Soares da-
dc.date.accessioned2014-08-26T12:49:02Z-
dc.date.available2014-08-26T12:49:02Z-
dc.date.issued2014-08-26-
dc.identifier.otherCDD 371.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4839-
dc.descriptionSILVA NETA, A. S. da. O regionalismo de 1930 nos livros didáticos de literatura da 3ª série do ensino médio: Uma análise comparativaLIMA, L. J. de. Título do trabalho. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo sobre o ensino de literatura no nível médio de escolaridade foi realizado em virtude dos obstáculos enfrentados com a leitura literária em sala de aula, bem como em função da visão pessimista do aluno no que se refere à leitura literária, pois geralmente, quando se depara com livros didáticos repletos de atividades e fragmentos de textos, concebe a literatura como algo cansativo e quase sem nenhuma importância. Partindo deste pressuposto e sabendo que o livro didático é um dos instrumentos mais usados em sala de aula, optemos por fazer uma análise comparativa de dois livros didáticos da 3ª série do ensino médio, sendo um adotado em uma escola pública e o outro adotado em uma escola particular da cidade de Catolé do Rocha-PB, com o objetivo de discutir, como os referidos livros abordam o regionalismo de 30. O trabalho foi realizado com base em um aporte metodológico de cunho bibliográfico, especificamente centrado nas concepções de: Silva (2005), Cosson (2006), Jauss (1994), dentre outros. Após a pesquisa foi possível verificar que os livros didáticos analisados tiveram evoluções significativas, como atividades que propõem um diálogo entre a imagem e o texto literário, historiografia acompanhada do texto literário e esta prática quando aplicada de forma adequada pode contribuir para o desenvolvimento do aluno. Porém, em alguns casos, os livros analisados ainda continuam presos a resumos e fragmentos de textos, constituindo-se, assim, uma prática tradicional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Marta Lúcia Nunespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleO regionalismo de 1930 nos livros didáticos de literatura da 3ª série do ensino médio: Uma análise comparativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alzira Soares da Silva Neta.pdf1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.