Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4853
Título: O trabalho docente e o processo formativo dos licenciandos em letras
Autor(es): Costa, Juliana Dayse Pereira da
Palavras-chave: Trabalho docente
Processo formativo
Licenciatura em letras
Data do documento: 27-Ago-2014
Resumo: Objetivamos com este trabalho discorrer sobre o trabalho docente e o processo formativo dos licenciandos em letras. Definimos como objetivo geral, analisar as teorias e políticas educacionais direcionadas ao processo formativo do licenciando em letras com vistas a capacitá-lo para o trabalho docente. Como objetivos específicos, procuramos identificar as necessidades formativas do licenciando, bem como destacar aspectos essenciais do currículo do curso de Licenciatura em Letras/UEPB/Campus IV que atendam a estas necessidades formativas. O trabalho se apóia em: Nóvoa (1995); Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Tardif (2002) entre outros. Utilizamos como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e análise de documentos oficiais. Para este fim lançamos mão do PPP do curso de Letras e pesquisa documental, a exemplo da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM. Nossas conclusões se encaminharam no sentido de que os fundamentos do trabalho docente requerem um conjunto de conhecimentos, competências e habilidades necessárias ao seu cumprimento diário que não deve ser somente de responsabilidade do professor em formação e em exercício de suas funções docentes, mas de condições estruturais efetivas para que este trabalho se desenvolva a contento e que de fato promova a aprendizagem dos alunos.
Descrição: COSTA, J. D. P. da. O trabalho docente e o processo formativo dos licenciandos em letras. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4853
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Dayse Pereira da Costa.pdf662.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.