Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4854
Título: Sense-making e descrição arquivística na web: a necessidade informacional em tempos de virtualização
Autor(es): Wanderley, Ana Isabel Ferreira
Palavras-chave: Estudos de usuário
Sense making
Demanda de informação
Necessidade de informação
Descrição arquivística
Data do documento: 27-Ago-2014
Resumo: As tecnologias da informação e comunicação (TICs), sobretudo a partir da Internet, propiciaram inúmeras transformações no modo de produzir/usar informações. Barreiras de tempo e espaço são diluídas, indivíduos se interconectam com rapidez nunca antes vista. Nesse panorama, emergem novos espaços virtuais de disponibilização de informações arquivísticas, inclusive a possibilidade de alcançar diversos perfis de usuários com múltiplas necessidades informacionais. Dessa forma, a Arquivologia necessita revisitar sua teoria e prática de modo a compreender e acompanhar as demandas da sociedade contemporânea. No processo de organização das informações orgânicas, a função de descrição se refere a uma atividade intelectual de representação das informações relevantes e do contexto que traz consigo o documento. Sob a conjuntura atual de preponderância do acesso, torna-se necessário rever o processo descritivo e a elaboração de seus produtos, considerando a perspectiva dos usuários. Portanto, a presente pesquisa objetiva estudar a descrição arquivística em ambiente web na perspectiva do Sense-Making. Em termos metodológicos, este trabalho se classifica como teórico, adotando-se uma abordagem de cunho qualitativo, respaldando-se pelo método exploratório e bibliográfico. Com o progredir da investigação, percebeu-se pouca precisão conceitual quanto aos termos ―demanda de informação‖ e ―necessidade de informação‖, expressões recorrentes na literatura arquivística ao se explicitar os designíos da função descritiva. Logo, empreendeu-se uma perquirição das características que revestem essas noções, no intento de encontrar possíveis enlaces entre o Sense-Making e a descrição arquivística. Ao fim deste estudo, entendeu-se que, sob o prisma teórico, a noção de necessidade informacional advinda do Sense-Making se coaduna com as discussões empreendidas na literatura arquivística sobre a descrição na web direcionada ao usuário da informação.
Descrição: WANDERLEY, Ana Isabel Ferreira. Sense-making e descrição arquivística na web: a necessidade informacional em tempos de virtualização. 2014. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4854
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Isabel Ferreira Wanderley.pdfAna Isabel Ferreira Wanderley1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.