Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4857
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Queiroz, Jesana Janaai Vital de | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-28T11:44:41Z | - |
dc.date.available | 2014-08-28T11:44:41Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 401.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4857 | - |
dc.description | QUEIROZ, J. J. V. de. Um gênero muiltimodal: novas leituras, novos leitores. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo do pressuposto de que a efetivação da prática de leitura e escrita na escola representa um dos maiores desafios no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, e considerando sua extrema relevância para o desenvolvimento educacional porque constitui um instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens, o presente trabalho pretendeu refletir e discutir sobre as problemáticas recorrentes do trabalho com a leitura e escrita na sala de aula, com foco no Ensino Médio. As discussões partem de uma experiência em pesquisa com o 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Catolé do Rocha-PB, em que o gênero charge foi utilizado como recurso didático para aulas de leitura e produção. Como objetivo principal estabeleceu-se analisar o gênero discursivo, charge, como um possível recurso motivador da prática de leitura e escrita em sala de aula. Para isso, se fez necessária a compreensão teórica dos PCN’s (1997), e dos estudos de Possenti (1998), Freire (1996), Bakhtin (2003) e Gil (1999), dentre outros. No diálogo entre teoria e prática foram debatidas possibilidades metodológicas que busquem o desempenho do processo de leitura crítica e produção textual dentro do campo educativo. Vale salientar que nesta pesquisa, viu-se a necessidade de compreender também a concepção dos alunos envolvidos na pesquisa sobre as problemáticas apresentadas aqui. Como objetivo final do trabalho escolheu-se as produções textuais dos alunos, considerando-as como instrumento revelador dos resultados provenientes do trabalho com as charges em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ariane Kércia Benício de Sá | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Charges | pt_BR |
dc.title | Um gênero muiltimodal: novas leituras, novos leitores | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jesana Janaai Vital de Queiroz.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.