Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQueiroz, Jesana Janaai Vital de-
dc.date.accessioned2014-08-28T11:44:41Z-
dc.date.available2014-08-28T11:44:41Z-
dc.date.issued2014-08-28-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4857-
dc.descriptionQUEIROZ, J. J. V. de. Um gênero muiltimodal: novas leituras, novos leitores. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.pt_BR
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que a efetivação da prática de leitura e escrita na escola representa um dos maiores desafios no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, e considerando sua extrema relevância para o desenvolvimento educacional porque constitui um instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens, o presente trabalho pretendeu refletir e discutir sobre as problemáticas recorrentes do trabalho com a leitura e escrita na sala de aula, com foco no Ensino Médio. As discussões partem de uma experiência em pesquisa com o 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Catolé do Rocha-PB, em que o gênero charge foi utilizado como recurso didático para aulas de leitura e produção. Como objetivo principal estabeleceu-se analisar o gênero discursivo, charge, como um possível recurso motivador da prática de leitura e escrita em sala de aula. Para isso, se fez necessária a compreensão teórica dos PCN’s (1997), e dos estudos de Possenti (1998), Freire (1996), Bakhtin (2003) e Gil (1999), dentre outros. No diálogo entre teoria e prática foram debatidas possibilidades metodológicas que busquem o desempenho do processo de leitura crítica e produção textual dentro do campo educativo. Vale salientar que nesta pesquisa, viu-se a necessidade de compreender também a concepção dos alunos envolvidos na pesquisa sobre as problemáticas apresentadas aqui. Como objetivo final do trabalho escolheu-se as produções textuais dos alunos, considerando-as como instrumento revelador dos resultados provenientes do trabalho com as charges em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ariane Kércia Benício de Sápt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectChargespt_BR
dc.titleUm gênero muiltimodal: novas leituras, novos leitorespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jesana Janaai Vital de Queiroz.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.