Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4859
Título: Entre o amor e a morte: uma leitura do conto "Venha ver o pôr-do-sol", de Lygia Fagundes Telles
Autor(es): Martins, Poliana Alves de Oliveira
Palavras-chave: Amor
Morte
Ironia
Romantismo
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: Este trabalho busca tecer considerações acerca do conto Venha ver pôr-do-sol, presente na obra de coletânea Antes do Baile Verde (1999), da escritora contemporânea Lygia Fagundes Telles. Em nosso percurso analítico, destacamos o aspecto simbólico que se evidencia através do espaço em que se desenvolve a trama, bem como o tema do amor e da morte como traço romântico. Esse tema aparece no conto contaminado por outros sentimentos ambíguos causando um efeito de inversão, povoando o texto de ironia. A atmosfera da morte, combinada ao amor frustrado, sugere relações estreitas com o Romantismo. A partir dessas discussões, o trabalho, de caráter bibliográfico, tem como objetivo apontar na narrativa o aspecto simbólico e traços do movimento Romântico. Para estas abordagens, adotaremos como aporte teórico as concepções de Sônia Régis (1998), as elaborações de Cavalcante (2010), tratando sobre o amor e a morte no Romantismo, e por fim os subsídios do crítico Rosenfeld (2013), que ressalta sobre a ironia no Romantismo alemão.
Descrição: MARTINS, P. A. O. Entre o amor e a morte: uma leitura do conto "Venha ver o pôr-do-sol", de Lygia Fagundes Telles. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4859
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Poliana Alves de Oliveira Martins.pdf498.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.