Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4861
Título: Silêncio e mascaramento da violência doméstica em "os olhos dos mortos" de Mia Couto
Autor(es): Pereira Filha, Maria Aparecida da Costa
Palavras-chave: Mulher
Violência doméstica
Silêncio
Mascaramento
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: Este trabalho, de natureza bibliográfica, tem por objetivo refletir acerca da violência doméstica no conto “Os Olhos dos Mortos” de Mia Couto, atentando para o silêncio e as tentativas de mascaramento presentes na narrativa. Esses procedimentos são formulados pelas atitudes da personagem-narradora que procura justificar sua passividade diante das agressões praticadas pelo marido, uma vez que a mesma se culpa por não poder dar um descendente ao esposo. As teorias que orientam estas reflexões têm em Bachelard (2008), Chauí (1985) e Almeida (1998), as principais referências. A leitura do conto possibilitou uma discussão sobre o papel da mulher diante de uma sociedade machista, onde ainda impera o poder do homem sobre a classe feminina. Nesse sentido, a literatura tem servido de pano de fundo para denunciar a submissão, o medo, a opressão e as agressões físicas sofridas pela mulher. Espera-se, portanto, que estas discussões possam ampliar o debate sobre a violência doméstica, a fim de que a mulher possa ter sua integridade física e moral respeitada e garantida.
Descrição: PEREIRA FILHA, M. A. C. Silêncio e mascaramento da violência doméstica em "os olhos dos mortos" de Mia Couto. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4861
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida da Costa Pereira Filha.pdf567.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.