Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4887
Título: Educação inclusiva: a importância do AEE para os alunos com deficiência auditiva
Autor(es): Monteiro, Edy France Campos da Silva
Palavras-chave: Educação inclusiva
Acessibilidade
Inclusão escolar
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: A inclusão de pessoas com deficiência em salas de aulas do ensino regular, vem ganhando cada vez mais espaço. Esse espaço vem sendo conquistado a partir de leis, decretos e políticas públicas para a educação inclusiva, com a visão de incluir pessoas com deficiência em escolas regulares. Pelas dificuldades surgem a preocupação: Como inserir alunos portadores de deficiências nas salas de aula do ensino regular? Deste modo, o tema Educação Inclusiva: a importância do AEE para os alunos com deficiência auditiva tem como objetivo geral analisar a contribuição do AEE para os alunos com deficiência auditiva, identificando as dificuldades encontradas no processo de inclusão dos alunos na escola regular, caracterizando a escola objeto de estudo, considerando o histórico e os aspectos legais da educação inclusiva. A escolha do tema foi motivada pela resistência em relação a inclusão de pessoas portadoras de deficiências por parte da comunidade escolar e dos próprios alunos que ficam olhando de forma diferente para as crianças “diferentes”. A pesquisa tem o caráter exploratório e qualitativo e tomou como parâmetro as leis que dão respaldo às pessoas portadoras de deficiência nas escolas do ensino regular. O referencial teórico está baseado na Constituição Federal (1988), Sassaki (1997), Freire (1985), Declaração de Salamanca (1994), Lei de Diretrizes e Base da Educação nacional (1996), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), entre outros. Neste contexto, observou-se que houve significativas mudanças no município de Gurinhém em relação a inclusão de deficientes no ensino regular com o apoio do AEE.
Descrição: MONTEIRO, E. F. C. da. S. Educação inclusiva: a importância do AEE para os alunos com deficiência auditiva. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4887
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edy France Campos da Silva Monteiro.pdfEdy France Campos da Silva Monteiro1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.