Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4894
Título: Brasil Alfabetizado: saberes e vivências da EJA
Autor(es): Costa, Maria Dayanne de Oliveira Silva da
Palavras-chave: Alfabetização de jovens e adultos
Programa Brasil Alfabetizado
Paulo Freire
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cuja função permite que pessoas adultas e jovens, em atraso escolar, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido. Este estudo busca analisar os desafios e perspectivas teórico-metodológicas, presentes na vivência como docente do Programa Brasil Alfabetizado. Para consecução deste objetivo iremos descrever as práticas educativas no ensino de jovens e adultos; discutindo seus desafios e perspectivas da prática docente e concluiremos realizando um breve histórico em torno da vida e obra de Paulo Freire e suas contribuições para a prática de alfabetização de jovens e adultos. Trata-se de uma Pesquisa qualitativa de caráter descritivo e bibliográfico, através de uma observação participante, na qual relatamos nossa experiência nos Estágios Supervisionados e refletimos sobre nossa atuação como docente do Programa Brasil Alfabetizado, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Elói Leite, Logradouro – PB.. O embasamento foi feito a partir das contribuições de FREIRE (1984,1997,2010), ANTUNES(2008), MORALES(2003), VEIGA(2004), CARVALHO(2009), ANTUNES(2005), OLIVEIRA(2005), dentre outros. O projeto de democratização da educação e erradicação do analfabetismo não pode ser empreendido isoladamente por intelectuais, militantes ou mesmo pelos educadores. É preciso que parcelas muito mais numerosas e representativas passem a compartilhá-lo.
Descrição: COSTA, M. D. de. O. da. S. Brasil Alfabetizado: saberes e vivências da EJA. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4894
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Dayanne de Oliveira Silva da Costa.pdfMaria Dayanne de Oliveira Silva da Costa2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.