Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4895
Título: | A contribuição da literatura infanto-juvenil na valorização das identidades negras |
Autor(es): | Souza, Dayslle de Melo |
Palavras-chave: | Literatura infanto-juvenil Personagens negras Identidade Criança negra |
Data do documento: | 28-Ago-2014 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso resulta de uma pesquisa bibliográfica e tem como objetivo abordar o tema da construção e valorização da identidade da criança negra. A pesquisa tomou como centro da análise a Literatura Infanto juvenil e o seu uso no cotidiano escolar. Assim, discutimos sobre a exclusividade dada aos contos de fadas europeus na sala de aula compreendendo que dessa forma, a função dessa ação torna-se reprodutora de preconceitos e estereótipos raciais não contribuindo para a construção da identidade positiva das crianças negras. Aproveitamos para realçar a Lei 10.639//03 que com a sua sanção promoveu o aumento da produção literária com personagens negras que trazem mensagens positivas sobre o povo negro. |
Descrição: | SOUZA, D. de M. A contribuição da literatura infanto-juvenil na valorização das identidades negras. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4895 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Dayslle de Melo Souza.pdf | Dayslle de Melo Souza | 380.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.