Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4895
Título: A contribuição da literatura infanto-juvenil na valorização das identidades negras
Autor(es): Souza, Dayslle de Melo
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil
Personagens negras
Identidade
Criança negra
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso resulta de uma pesquisa bibliográfica e tem como objetivo abordar o tema da construção e valorização da identidade da criança negra. A pesquisa tomou como centro da análise a Literatura Infanto juvenil e o seu uso no cotidiano escolar. Assim, discutimos sobre a exclusividade dada aos contos de fadas europeus na sala de aula compreendendo que dessa forma, a função dessa ação torna-se reprodutora de preconceitos e estereótipos raciais não contribuindo para a construção da identidade positiva das crianças negras. Aproveitamos para realçar a Lei 10.639//03 que com a sua sanção promoveu o aumento da produção literária com personagens negras que trazem mensagens positivas sobre o povo negro.
Descrição: SOUZA, D. de M. A contribuição da literatura infanto-juvenil na valorização das identidades negras. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4895
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayslle de Melo Souza.pdfDayslle de Melo Souza380.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.