Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4903
Título: | Variação linguística e ensino: uma discussão necessária nas séries iniciais |
Autor(es): | Dutra, Simone de Araújo |
Palavras-chave: | Variação linguística Preconceito linguístico Sala de aula |
Data do documento: | 28-Ago-2014 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a questão da variação linguística em sala de aula, bem como a postura do professor frente ao uso da língua não-padrão apresentada pelo os alunos da Escola Municipal “Geraldo Leite de Morais”, no município de Cuitegi-PB. A sociolinguística é uma das vertentes da linguística que se propõe ao estudo da língua em uso nas comunidades de fala, correlacionando a investigação aos aspectos linguísticos e sociais. Como arcabouço teórico, utilizamos a Sociolinguística Variacionista (BORTON-RICARDO, 2004, 2005) e a questão da Variação e Preconceito Linguístico (BAGNO, 2007). Para tal, fizemos uso da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, onde registramos a entrevista com questionários feita com os professores da referida escola. Conclui-se, então, que o ensino da variação não esta presente na escola. |
Descrição: | DUTRA, S. de A. Variação linguística e ensino: uma discussão necessária nas séries iniciais. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4903 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Simone de Araújo Dutra.pdf | Simone de Araújo Dutra | 634.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.