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Título: Variação linguística e ensino: uma discussão necessária nas séries iniciais
Autor(es): Dutra, Simone de Araújo
Palavras-chave: Variação linguística
Preconceito linguístico
Sala de aula
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a questão da variação linguística em sala de aula, bem como a postura do professor frente ao uso da língua não-padrão apresentada pelo os alunos da Escola Municipal “Geraldo Leite de Morais”, no município de Cuitegi-PB. A sociolinguística é uma das vertentes da linguística que se propõe ao estudo da língua em uso nas comunidades de fala, correlacionando a investigação aos aspectos linguísticos e sociais. Como arcabouço teórico, utilizamos a Sociolinguística Variacionista (BORTON-RICARDO, 2004, 2005) e a questão da Variação e Preconceito Linguístico (BAGNO, 2007). Para tal, fizemos uso da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, onde registramos a entrevista com questionários feita com os professores da referida escola. Conclui-se, então, que o ensino da variação não esta presente na escola.
Descrição: DUTRA, S. de A. Variação linguística e ensino: uma discussão necessária nas séries iniciais. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4903
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