Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4905
Título: Letramento nas séries iniciais: relato de experiência sobre a prática de leitura
Autor(es): Silva, Edvanda da
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Ensino infantil
Estratégias de leitura
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: A presente pesquisa monográfica versa sobre o processo de alfabetização e letramento das séries iniciais do ensino infantil. A pesquisa desenvolveu-se especificamente, com a finalidade de levantar informações sobre os conceitos de alfabetização e letramento; buscando caracterizar os fatores que contribuem e/ou dificulta este processo de leitura. Dessa forma, foi discorrido sobre os tipos, estratégias de leituras e, por fim, analisadas as considerações sobre a situação do desenvolvimento da alfabetização e letramento dos alunos, segundo a ótica sobre experiências em sala de aula das séries iniciais do ensino infantil. O objetivo geral deste estudo é conhecer o processo de alfabetização e letramento das séries iniciais do ensino infantil. E os objetivos específicos são: descrever as estratégias de leituras na aprendizagem de crianças dessa faixa etária, identificar as características desempenhadas pelas estratégias de leitura apresentadas. Constatou-se, a partir das reflexões realizadas, a importância que a alfabetização e o letramento têm no processo de aquisição do conhecimento, bem como a necessidade desse tema ser aprofundado e dinamizado, a fim de desempenhar uma metodologia diferenciada para alunos do 1º ao 4º ano das séries iniciais do ensino infantil. E por fim, introduzir um relato de experiência sobre a prática de leitura.
Descrição: SILVA, E. da. Letramento nas séries iniciais: relato de experiência sobre a prática de leitura. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4905
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvanda da Silva.pdfEdvanda da Silva331.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.