Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/491
Título: Uma análise sobre a linguagem e a lógica no ensino de matemática no ensino básico
Autor(es): Leal, Jairo Tellys Jovem
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Matemática - Linguagem
Matemática – Lógica
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Durante a nossa vivência como aluno do Ensino Básico e do Ensino Superior, verificamos certa ausência da linguagem matemática e de uma orientação de parte dos professores de como pensar logicamente esta disciplina. Ao ter contato, no curso superior, com a disciplina “História da Matemática e Lógica”, tomamos consciência da necessidade de, como futuro professor de matemática, trabalhar no sentido de tornar a matemática mais atraente despertando nos alunos o gosto pela matéria procurando pensar logicamente e de usar, pelo menos de modo simples sua linguagem. Nesta pesquisa, procuramos fazer uma análise simples do Ensino de Matemática com o uso da linguagem e da lógica matemática durante o processo de ensino-aprendizagem, procurando estudar a teoria do Argumento a fim de desaguar no pensar lógico das demonstrações matemáticas. Isto, a partir da experiência como professor do Ensino Fundamental e Médio e de observações junto a dois professores do Ensino Fundamental e Médio em diferentes contextos sociais, mais precisamente, um do ensino privado e o outro do ensino público. Com o objetivo de conferir como a linguagem e a lógica matemática estão sendo veiculadas no contexto escolar e se a transposição didática realizada pelos professores nas interações em sala de aula, no surgimento de variações de discursos, desperta o entendimento consciente entre o concreto e o abstrato. Desenvolvendo alunos críticos capazes de formular de forma independente seus próprios julgamentos sobre as práticas sociais. Desta forma, procuramos contextualizar historicamente o surgimento do pensamento lógico, a partir dos clássicos gregos, em especial de Aristóteles até a contemporaneidade. Fizemos um breve comentário sobre a linguagem e a lógica matemática, a fim de dar consistência ao nosso trabalho.
Descrição: LEAL, J. T. J. Uma análise sobre a linguagem e a lógica no ensino de matemática no ensino básico. 2011. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/491
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jairo Tellys Jovem Leal.pdfJairo Tellys Jovem Leal1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.