Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4910
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Rita Sales Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-28T17:09:53Z | - |
dc.date.available | 2014-08-28T17:09:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 303.4833 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4910 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Rita Sales Fernandes de. A utilização das tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabe-se que as tecnologias de informação e comunicação – TICs – contribuem de forma relevante no processo educacional. Os profissionais da educação defrontam-se atualmente com exigências de diversas ordens no sentido de incorporarem à sua prática em sala de aula tais tecnologias. Objetivando investigar esse fenômeno, o presente trabalho de pesquisa bibliográfica pretende refletir sobre o uso das tecnologias de informação e de comunicação na educação, problematizando, também, os saberes necessários ao professor para atuar frente a essa demanda. Assim, será analisada a inclusão de recursos tecnológicos nas escolas com o intuito de verificar sua influência nas práticas do professor e/ou no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, o texto está organizado da seguinte forma: no Capítulo I, intitulado tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar, objetivamos apresentar, inicialmente, o conceito de tecnologia e tecnologia de informação. Posteriormente, discutimos os processos de aquisição do conhecimento a partir da inclusão da TIC, bem como problematizando as tecnologias em geral na educação, para depois nos determos ao uso dos computadores, apresentando as formas de utilizá-lo no âmbito escolar. No Capítulo II vamos apresentar o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), detendo-nos nos seus objetivos e aplicações. Finalmente, o Capítulo III discorre sobre a inclusão digital, especificamente apontando e discutindo o papel do professor nesse processo, bem como sobre a sua própria formação, considerando que o profissional docente requer novas habilidades e competências para o desenvolvimento de velhas e novas funções | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Íris Maria Barbosa Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Aquisição do conhecimento | pt_BR |
dc.title | A utilização das tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rita Sales Fernandes de Oliveira.pdf | Rita Sales Fernandes de Oliveira | 809.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.