Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Rita Sales Fernandes de-
dc.date.accessioned2014-08-28T17:09:53Z-
dc.date.available2014-08-28T17:09:53Z-
dc.date.issued2014-08-28-
dc.identifier.otherCDD 303.4833-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4910-
dc.descriptionOLIVEIRA, Rita Sales Fernandes de. A utilização das tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.pt_BR
dc.description.abstractSabe-se que as tecnologias de informação e comunicação – TICs – contribuem de forma relevante no processo educacional. Os profissionais da educação defrontam-se atualmente com exigências de diversas ordens no sentido de incorporarem à sua prática em sala de aula tais tecnologias. Objetivando investigar esse fenômeno, o presente trabalho de pesquisa bibliográfica pretende refletir sobre o uso das tecnologias de informação e de comunicação na educação, problematizando, também, os saberes necessários ao professor para atuar frente a essa demanda. Assim, será analisada a inclusão de recursos tecnológicos nas escolas com o intuito de verificar sua influência nas práticas do professor e/ou no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, o texto está organizado da seguinte forma: no Capítulo I, intitulado tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar, objetivamos apresentar, inicialmente, o conceito de tecnologia e tecnologia de informação. Posteriormente, discutimos os processos de aquisição do conhecimento a partir da inclusão da TIC, bem como problematizando as tecnologias em geral na educação, para depois nos determos ao uso dos computadores, apresentando as formas de utilizá-lo no âmbito escolar. No Capítulo II vamos apresentar o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), detendo-nos nos seus objetivos e aplicações. Finalmente, o Capítulo III discorre sobre a inclusão digital, especificamente apontando e discutindo o papel do professor nesse processo, bem como sobre a sua própria formação, considerando que o profissional docente requer novas habilidades e competências para o desenvolvimento de velhas e novas funçõespt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador:Íris Maria Barbosa Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectAquisição do conhecimentopt_BR
dc.titleA utilização das tecnologias de informação e comunicação no espaço escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita Sales Fernandes de Oliveira.pdf Rita Sales Fernandes de Oliveira 809.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.