Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4927
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Ginalva | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-29T13:00:44Z | - |
dc.date.available | 2014-08-29T13:00:44Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.58 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4927 | - |
dc.description | SILVA, M. G. da. Disciplina: a escola discute a escola propõe. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo destetrabalho é apresentar algumas teorias sobre disciplina e indisciplina em uma instituição escolar, considerando fatores sócios culturais, métodos de ensino e postura dos educadores. A disciplina ou limite são as normas que o estabelecimento estipula para o educando ao passo que a indisciplina é a pratica de atos fora das normas da instituição. Dentro do estudo foi considerado ritmo biológico, diferenças individuais, fatores sócios ambientais. Considerando a disciplina como um desafio para os educadores na atualidade, pois existem distúrbios psicológicos, vícios e transtornos emocionais que contribuem para a indisciplina na sala de aula. A falta de amor no lar conduz o aluno a um comportamento indisciplinado e até mesmo agressivo. Portanto o estudo faz o paralelo entre disciplina e indisciplina na instituição escolar, observando as mesmas na construção da identidade dos jovens. A intimidade entre a escola e família é indispensável para a disciplina escolar e para o ensino-aprendizagem.Pretendo trabalhar fazendo levantamentos bibliográfico relacionadosao tema emlivros, revistas. Este estudo fundamentou-se, principalmente, nas ideias de:ANTUNES (2009/2010); AQUINO (1999); LIBANEO (2004); FREIRE (1997, 2002);PIAGET (1990/1998/1998/1996);SANTOS (1997); VASCONCELLOS (1999); NEVES(2009); PARO (2003). Também na análise dos aspectos legais tipo:PCN’s (1996). Apesquisa qualitativa e participativa permite verificar os fenômenos e ampliar asrelações descobertas. A proposta metodológica a ser utilizada é adequada nestetrabalho e qualitativa por ser um método mais abrangente no assunto queabordarei, A investigação com um nível de realidade que não pode ser quantificado,cujo objetivo principal é interpretar o fenômeno que é observado, compreendendo oseu significado. A observação qualitativa é fundamental na explicação dofuncionamento das estruturas sociais, pois busca entender um fenômeno especificoem profundidade. Sao métodos da pesquisa, descrições, comparações einterpretações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francineide Pereira Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.subject | Insdisciplina | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Comportamento | pt_BR |
dc.title | Disciplina: a escola discute a escola propõe | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 63 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Ginalva da Silva.pdf | 813.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.