Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Raquel Karina Cabral-
dc.date.accessioned2014-09-02T13:03:27Z-
dc.date.available2014-09-02T13:03:27Z-
dc.date.issued2014-09-02-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4951-
dc.descriptionOLIVEIRA, R. K. C. A dicotomia cuidar/educar na formação do professor da educação infantil. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Objetivou-se com a produção deste trabalho, realizar uma análise a respeito do perfil do docente na Educação Infantil (E.I.), a fim de ressaltar a importância da formação do educador para desenvolver um bom trabalho junto às crianças.Realizamos uma retrospectiva sobre o perfil do profissional da Educação Infantil ao longo da história, desde a criação das primeiras instituições de atendimento a infância no século XIX até os dias de hoje, e os verdadeiros interesses que havia pela classe dominante por trás da criação destas instituições. Também foi realizada uma pesquisa sobre as duas principais funções da Educação Infantil (assistencialista e pedagógica/educacional), bem como a formação acadêmica do profissional desta área. Essa dicotomia cuidar/educar na E.I.toma corpus na discursão como eixo principal para o distanciamento da concepção assistencialista que foi atribuída à falta de formação dos profissionais da Educação Infantil, portanto deve-se desconstruir o perfil de que o profissional da E. I. não precisa ter formação. A partir desta constatação podemos afirmar que, para ter um novo olhar da sociedade a respeito do profissional desta área, carece em primeiro lugar, mudar a concepção de criança e da E.I.na qual elas não precisam apenas de cuidado, mais também de educação. Que estas duas funções estejam integradas na Educação Infantil e no currículo de formação dos profissionais desta área.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Emília Cristina Ferreira de Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPerfil do docentept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA dicotomia cuidar/educar na formação do professor da educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Karina Cabral Oliveira.pdfRaquel Karina Cabral Oliveira355.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.