Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4964
Título: Dificuldades de leitura e escrita ou dislexia: implicações para o ensino de leitura
Autor(es): Carvalho, Wanessa dos Santos
Palavras-chave: Dislexia
Dificuldade de leitura
Dificuldade na escrita
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula, configurando o objeto desta pesquisa. Literalmente, dislexia quer dizer dificuldade na leitura e escrita. Para a International Dyslexia Association (IDA), dislexia é um distúrbio específico da linguagem, constitucional (neurológico), de origem genética, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples, resultando em problemas como dificuldades de leitura e de aquisição de linguagem, além de falhas na capacidade de escrever e soletrar. Nesse sentido, esse trabalho trata de uma pesquisa de caráter bibliográfico, apresentando o tema da pesquisa no qual se debruça, ou seja, as dificuldades de leitura e escrita ou dislexia. Apresenta como problematização o seguinte quastionamento: como a Pedagogia pode ajudar professores e alunos para resolução das dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita ou dislexia? Seu objetivo é, pois, verificar, através do material bibliográfico, como a Pedagogia pode ajudar professores e alunos para resolução das dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita ou dislexia. Como caminhos percorridos, procuramos identificar os fatores que interferem na aprendizagem do aluno no ensino fundamental, estabelecer as consequências da falta de uma sistematização para a aula de leitura e escrita e o papel desempenhado pela Pedagogia no cuidado a esse problema. Desse modo, o trabalho discute as dificuldades de aprendizagem e o papel do professor no ensino de leitura e escrita e a intervenção pedagógica quando observados casos de dislexia, pautando-se nos estudos de Condemarín e Blomquist (1989), Cisca (2009), Costa (2004) e Freitas (2011), dentre outros. Como resultados e recomendações, o estudo conclui que a criança disléxica não deve ser alfabetizada pelo método global, necessitando, dentre algumas intervenções que a escola ofereça de um plano de leitura para aquela que apresente tal dificuldade de aprendizagem e que o pessoal de apoio pedagógico tome conhecimento das características da dislexia pra melhor se preparar na intervenção adequada.
Descrição: CARVALHO, W. dos S. Dificuldades de leitura e escrita ou dislexia: implicações para o ensino de leitura. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4964
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wanessa dos Santos Carvalho.pdfWanessa dos Santos Carvalho538.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.