Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4969
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Sara Santos de-
dc.date.accessioned2014-09-02T13:05:55Z-
dc.date.available2014-09-02T13:05:55Z-
dc.date.issued2014-09-02-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4969-
dc.descriptionSOUZA, S. S. de. A prática educativa em salas multisseriadas e a formação do/a educador/a do campo: um estudo de caso na Escola Municipal Antônio Florentino da Costa - Guarabira/PB. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho monográfico teve como objetivo analisar a Prática Educativa em turmas multisseriadas, da Escola Municipal Antonio Florentino da Costa, situada no território camponês, visando diagnosticar, observar e compreender o desenvolvimento dessa escola e refletir como se desenvolve a formação dos educadores nessas turmas. Visando conduzir melhor o trabalho buscamos em um dos tipos da pesquisa qualitativa, a opção pela abordagem metodológica do estudo de caso o que contribuiu para nos aproximar do objeto de pesquisa, possibilitando assim um contato mais direto com a realidade pesquisada. Na mesma medida, que ajudou a explicar com mais detalhe o fenômeno em estudo e trazer um recorte mais aprofundado da realidade, de modo que a voz dos sujeitos sejam consideradas, articulados com dados observados e suas formas de intervenção através da opinião dos educadores/as, demonstrando questões relacionadas à escola e as dificuldades enfrentadas em salas multisseriadas. Combinamos os seguintes instrumentos: observação e entrevista. Além disso, esse tipo de pesquisa ajudou a compreender o conjunto de situações que envolvem uma sala multisseriada, fez-se necessário permanecer na escola durante certo período de tempo para conseguirmos levantar os dados da pesquisa de campo. Os resultados obtidos no trabalho apontaram para a necessidade de investir na formação dos docentes orientando uma prática curricular voltada para a Educação do Campo e visando alternativas que ajudem a descobrir meios para melhor trabalhar com as salas multisseriadas. Entretanto, a sala multisseriada, com todas as suas dificuldades, ainda se constitui a única forma desses sujeitos escolarizar-se. Nesse sentido, a pesquisa de campo nos mostrou que precisam ser garantidos alguns elementos básicos para garantir a formação dos sujeitos que vivem no campo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rita de Cássia Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectSalas multisseriadaspt_BR
dc.subjectFormação de educadorpt_BR
dc.titleA prática educativa em salas multisseriadas e a formação do/a educador/a do campo: um estudo de caso na Escola Municipal Antônio Florentino da Costa - Guarabira/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sara Santos de Souza.pdfSara Santos de Souza489.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.