Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4969
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Sara Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-02T13:05:55Z | - |
dc.date.available | 2014-09-02T13:05:55Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4969 | - |
dc.description | SOUZA, S. S. de. A prática educativa em salas multisseriadas e a formação do/a educador/a do campo: um estudo de caso na Escola Municipal Antônio Florentino da Costa - Guarabira/PB. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho monográfico teve como objetivo analisar a Prática Educativa em turmas multisseriadas, da Escola Municipal Antonio Florentino da Costa, situada no território camponês, visando diagnosticar, observar e compreender o desenvolvimento dessa escola e refletir como se desenvolve a formação dos educadores nessas turmas. Visando conduzir melhor o trabalho buscamos em um dos tipos da pesquisa qualitativa, a opção pela abordagem metodológica do estudo de caso o que contribuiu para nos aproximar do objeto de pesquisa, possibilitando assim um contato mais direto com a realidade pesquisada. Na mesma medida, que ajudou a explicar com mais detalhe o fenômeno em estudo e trazer um recorte mais aprofundado da realidade, de modo que a voz dos sujeitos sejam consideradas, articulados com dados observados e suas formas de intervenção através da opinião dos educadores/as, demonstrando questões relacionadas à escola e as dificuldades enfrentadas em salas multisseriadas. Combinamos os seguintes instrumentos: observação e entrevista. Além disso, esse tipo de pesquisa ajudou a compreender o conjunto de situações que envolvem uma sala multisseriada, fez-se necessário permanecer na escola durante certo período de tempo para conseguirmos levantar os dados da pesquisa de campo. Os resultados obtidos no trabalho apontaram para a necessidade de investir na formação dos docentes orientando uma prática curricular voltada para a Educação do Campo e visando alternativas que ajudem a descobrir meios para melhor trabalhar com as salas multisseriadas. Entretanto, a sala multisseriada, com todas as suas dificuldades, ainda se constitui a única forma desses sujeitos escolarizar-se. Nesse sentido, a pesquisa de campo nos mostrou que precisam ser garantidos alguns elementos básicos para garantir a formação dos sujeitos que vivem no campo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rita de Cássia Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Salas multisseriadas | pt_BR |
dc.subject | Formação de educador | pt_BR |
dc.title | A prática educativa em salas multisseriadas e a formação do/a educador/a do campo: um estudo de caso na Escola Municipal Antônio Florentino da Costa - Guarabira/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sara Santos de Souza.pdf | Sara Santos de Souza | 489.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.