Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4970
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Sandra Rosa De Lima e | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-02T13:06:02Z | - |
dc.date.available | 2014-09-02T13:06:02Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4970 | - |
dc.description | SILVA, S. R. de L. e. Educação infantil e linguagem: a importância da aquisição da linguagem na pré-escola. 2013. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo visa discutir a importância da aquisição da linguagem na préescola. Seu principal objetivo é a discussão da utilização das diferentes linguagens da criança (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas às várias intenções e situações de comunicação. De forma que ela possa compreender e ser compreendida, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades, desejos e, assim, avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva. Esse trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica e das observações em sala de aula do próprio pesquisador, investigando como se dá o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil, com base na teoria de alguns autores. Dentre eles, destacam-se Jean Piaget (1998), Vygotsky (1998), e o Referencial Nacional para a Educação Infantil (1998). Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância da aquisição da linguagem nas crianças da Educação Infantil. Há que se ressaltar que é nessa fase, durante o processo de construção de conhecimento, que as crianças se utilizam das mais variadas linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Ao fim desse breve estudo, chegamos à conclusão que as crianças constroem o conhecimento a partir das interações sociais com as outras pessoas e com o meio em que vivem, através da imitação. Vale salientar, que o professor é mediador entre a criança e a linguagem, organizando e propiciando ambientes e situações de aprendizagens significativas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | Educação infantil e linguagem: a importância da aquisição da linguagem na pré-escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sandra Rosa de Lima e Silva.pdf | Sandra Rosa de Lima e Silva | 137.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.