Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4970
Título: | Educação infantil e linguagem: a importância da aquisição da linguagem na pré-escola |
Autor(es): | Silva, Sandra Rosa De Lima e |
Palavras-chave: | Educação infantil Interação social Linguagem |
Data do documento: | 2-Set-2014 |
Resumo: | O presente artigo visa discutir a importância da aquisição da linguagem na préescola. Seu principal objetivo é a discussão da utilização das diferentes linguagens da criança (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas às várias intenções e situações de comunicação. De forma que ela possa compreender e ser compreendida, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades, desejos e, assim, avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva. Esse trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica e das observações em sala de aula do próprio pesquisador, investigando como se dá o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil, com base na teoria de alguns autores. Dentre eles, destacam-se Jean Piaget (1998), Vygotsky (1998), e o Referencial Nacional para a Educação Infantil (1998). Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância da aquisição da linguagem nas crianças da Educação Infantil. Há que se ressaltar que é nessa fase, durante o processo de construção de conhecimento, que as crianças se utilizam das mais variadas linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Ao fim desse breve estudo, chegamos à conclusão que as crianças constroem o conhecimento a partir das interações sociais com as outras pessoas e com o meio em que vivem, através da imitação. Vale salientar, que o professor é mediador entre a criança e a linguagem, organizando e propiciando ambientes e situações de aprendizagens significativas. |
Descrição: | SILVA, S. R. de L. e. Educação infantil e linguagem: a importância da aquisição da linguagem na pré-escola. 2013. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4970 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sandra Rosa de Lima e Silva.pdf | Sandra Rosa de Lima e Silva | 137.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.