Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4973
Título: Eficiência térmica de um coletor solar de baixo custo para aquecimento de água
Autor(es): Oliveira, Michele Laurentino de
Palavras-chave: Energia solar
Coletor solar
Sustentabilidade
Eficiência térmica
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal a Construção de um sistema de aquecimento solar de água alternativo para uso em um protótipo de casa autossustentável. O sistema de aquecimento é composto pelo coletor solar do tipo plano e um reservatório térmico de água, construídos com materiais alternativos. Para o coletor solar, utilizou-se uma estrutura retangular de alumínio de dimensão (69,5 x 148,5) cm, placas (usadas como forro em casas e escritórios) e tubos de Policloreto de Vinila (PVC) e Poliestireno Expandido (EPS), para o reservatório térmico foi usado um tambor com capacidade para 20 litros isolado com EPS. Os experimentos foram realizados nas dependências do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande - PB, no Laboratório de Pesquisa em Ciências Ambientais (LAPECA). O sistema ficou exposto ao sol durante um período de 8 horas por dia. A obtenção dos dados foi feita através de dispositivos eletrônicos chamados de termopares, foram utilizados 5 sensores distribuídos em posições estratégicas para se obter a capacidade de transferência de calor. Os dados foram coletados sempre com o coletor orientado para a região norte, de modo que favorecesse a incidência da radiação solar, a coleta foi realiza nos meses de fevereiro e maio de 2014 durante um período de dez dias, por 8h consecutivas (9h - 17h) com intervalos de 1h. Os resultados mostraram uma eficiência térmica média no coletor solar de aproximadamente 35%, a temperatura máxima alcançada chegou a 74°C, onde para um coletor solar de baixo custo, foi um resultado bastante satisfatório se comparado com um coletor solar convencional. O sistema proposto mostra ser economicamente viável, reduzindo significativamente os gastos com eletricidade, além de ser um sistema simples e de fácil instalação, podendo ser empregado em residências populares, permitindo que os usuários de menor poder aquisitivo, tenha pelo menos o conforto de um banho quente ao chegar do trabalho.
Descrição: OLIVEIRA, M. L. de. Eficiência térmica de um coletor solar de baixo custo para aquecimento de água. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4973
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michele Laurentino de Oliveira.pdfMichele Laurentino de Oliveira1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.