Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/498
Título: Análise discriminante utilizando o software SPSS
Autor(es): Nóbrega, Diogo Medeiros
Palavras-chave: Estatística
Análise discriminante
Funções discriminantes
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Este estudo tem como objetivo enunciar as técnicas e pressupostos envolvidos na Análise Discriminante (AD). A Análise de discriminante é uma técnica para redução de dimensão, relacionada à análise de componentes principais e correlação canônica. A partir de uma ou várias variáveis quantitativas e uma variável qualitativa (dependente), o pesquisador tem a possibilidade de elaborar previsões a respeito de a qual grupo certa observação (por exemplo, um produto, uma pessoa ou uma empresa) pertencerá, uma vez que se caracteriza como uma técnica de previsão de classificação. Para alcançar este objetivo, a análise discriminante gera funções discriminantes (combinações lineares das variáveis) que ampliam a discriminação dos grupos descritos pelas categorias de determinada variável dependente. Serão apresentadas a estimação da regra de classificação, a avaliação da qualidade de ajuste da regra de discriminação, estimação da probabilidade global de acerto e os testes relacionados com os pressupostos da análise discriminante. A presente pesquisa apresenta como aplicação da Análise Discriminante um exemplo destinado, exclusivamente, a fins didáticos, sendo os dados meramente ilustrativos. Consideraremos uma tabela com dados fictícios, que contém quatro grupos (1, 2, 3 e 4) e as variáveis X1, X2 , X3 e X, em um total de 40 observações. Na fase de aplicação, faremos uso do software Statical Package for the Social Sciences (SPSS® V. 17) para a elaboração da Análise Discriminante. Temos como objetivo que as variáveis explicativas X1 , X24, X3 e X formem a função discriminante, a fim de que os casos sejam distribuídos nos grupos corretos.
Descrição: NÓBREGA, D. M. Análise discriminante utilizando o software SPSS. 2010. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/498
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diogo Medeiros Nóbrega.PDFDiogo Medeiros Nóbrega799.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.