Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4994
Título: A Formação dos educadores(as) do campo
Autor(es): Silva, José Edson da
Palavras-chave: Educação
Formação do educador
Educação no Campo
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: Durante anos, o sistema educacional do Brasil é urbano, as políticas públicas foram elaboradas pensando na cidade e nos cidadãos urbanos, a cidade tem sido idealizada como um espaço civilizatório, de convívio e socialização, expressando uma dinâmica política, cultural e educativa. Essa visão da cidade carregou consigo uma ideia negativa de que o campo é um lugar atrasado e de tradicionalismo cultural, que causou assim um atraso também na Educação do Campo. Neste sentido apresentamos um estudo sobre a formação dos educadores do campo, desenvolvido a partir de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: A formação dos educadores que atuam no campo atende às especificidades do contexto no qual estão inseridos? Qual a contribuição e quais as fragilidades dessa formação?A partir desta questão, compreende-se o processo de formação dos educadores (as) do campo, refletindo sobre a contribuição e as fragilidades desse processo, considerando o contexto no qual esta se desenvolve. Este trabalho investigativo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo, qualitativa, que envolveu oito escolas e vinte professores do campo do município de Pilar, PB. Os principais teóricos nos quais foi fundamentado este estudo são: Miguel Gonzalez Arroyo (2007); Araújo (2011) e Caldart (2012).A formação dos educadores do campo foi uma das conquistas conseguidas pelos movimentos sociais do campo, que colocaram na política dos governos e diante da sociedade os direitos do povo do campo e a necessidade de urgência para que o Estado venha colocar em prática as políticas públicas que garantam esse direito. Através dessas políticas, os movimentos sociais vêm cobrando cursos de formação, em convênio com escolas normais e universidade, para que se formem educadores capacitados a atuar na especificidade social e cultural daqueles que vivem no campo.Chegamos assim à conclusão de que a formação dos educadores que lecionam no campo não atende às especificidades deste contexto, dificultando a implementação da proposta de educação do campo.
Descrição: SILVA, José Edson da. A Formação dos educadores(as) do Campo. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itabaiana, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4994
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PFD - José Edson da Silva.pdfJosé Edson da Silva481.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.