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Título: A educação inclusiva na perspectiva da logoterapia: refletindo possibilidades e limites
Autor(es): Barros, Cristiane Brasilino Soares
Palavras-chave: Pessoas portadoras de necessidades especiais
Educação inclusiva
Logoterapia
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: Com o objetivo de refletir o processo de educação inclusiva de pessoas com deficiência, foi realizada uma pesquisa qualitativa na APAE Campina Grande, PB. Para desenvolver a proposta de trabalho, foram aplicados questionários a uma psicóloga da referida instituição, cinco professores e sete famílias (mães e/ou responsáveis). A pesquisa teve como base teórica conceitos da Logoterapia e Análise Existencial como a liberdade, a responsabilidade e a autonomia das pessoas com deficiência, além da crença quanto a possibilidade da inclusão e as expectativas que os profissionais e pais têm em relação aos alunos/as e filhos/as. Com base nos resultados obtidos, observa-se que a percepção e expectativas dos sujeitos pesquisados são, em geral, positivas, apesar de poderem ser identificados descrença e falta de esperança em algumas falas, em relação à inclusão e ao futuro das pessoas com deficiência.
Descrição: BARROS, C. B. S. A educação inclusiva na perspectiva da logoterapia: refletindo possibilidades e limites. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5000
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