Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5020
Título: Ajuste do modelo multiresposta na determinação espectroscópica do nitrogênio e fósforo na composição do solo
Autor(es): Silva, José Reinaldo de Lima
Palavras-chave: Espectroscopia
Modelo não linear
Infravermelho
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: A t écnica de espectroscopia infravermelho e utilizada na an álise orgânica qualitativa. De forma a contribuir com essa e outras t écnicas, os modelos de regressão não linear são utilizados quando se deseja descrever a rela ção entre uma vari ável resposta Y e uma vari ável explicativa X. Para se encontrar as estimativas dos parâmetros desses modelos, seja por m ínimos quadrados ou por m áxima verossimilhan ça entre outros, é necess ário o uso de m étodos iterativos como os de Gauss-Newton, Quasi-Newton e Newton-Raphson, bem como verifi car a qualidade do ajuste do modelo realizando-se uma an álise dos resí duos. Os modelos multirespostas baseiam-se em uma rela ção para o qual os modelos são geralmente especifi cados como formas não lineares nos parâmetros. Nesse contexto, foi analisada sete amostras de (100g) de solo misturadas com fertilizantes nitrogênio, f ósforo, na gama de concentrações de 1-15% para serem analisadas por meio de reetância de infravermelho com objetivo de ajustar dois modelos de regressão log í stico e um modelo de regressão multiresposta. Verifi cou-se que os parâmetros do modelo log ístico foram todos signifi cativos ao n ível de 5% de signi ficância e que o modelo se ajustou bem aos dados. No modelo multiresposta, todos os parâmetros da fun ção foram signi cativos a 95% de confi an ça, pois os intervalos assint óticos não incluem a valor zero. Tendo em vista os resultados encontrados para o modelo multiresposta, pode-se a firmar que os resultados inferencias obtidos foram satisfat órios.
Descrição: SILVA, J. R. de L. Ajuste do modelo multiresposta na determinação espectroscópica do nitrogênio e fósforo na composição do solo. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5020
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Reinaldo de Lima Silva.pdfJosé Reinaldo de Lima Silva672.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.