Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5052
Título: Ensino de Química baseado no uso da experimentação formal e digital no Ensino Médio
Autor(es): Lima, Bruna Tayane da Silva
Palavras-chave: Ensino de Química
Laboratório digital
Ensino Médio
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: A necessidade de melhorar a educação básica a partir de novas estratégias metodológicas tem sido uma situação notória no ensino de química. As dificuldades encontradas dentro e fora da sala de aula, como a falta de interesse e de motivação de alunos e professores, a dificuldade de compreensão dos conteúdos pelos discentes tem levado pesquisadores a pensar em incorporar novas metodologias de ensino e de aprendizagem. A Química é uma ciência cujos saberes estão intimamente relacionados a prática de atividade experimentais, que visa tornar menos abstrato e de difícil compreensão os conteúdos científicos. Isso justifica a necessidade de se manter uma relação entre a teoria e a prática na abordagem de seus conteúdos, a fim de facilitar a compreensão dos fenômenos químicos. Nesse propósito, buscou-se nesse trabalho investigar os impactos do uso da experimentação formal no laboratório de química e, de uma forma inovadora, complementar estas atividades com o uso de um laboratório digital de química. Trata-se de uma análise exploratório (estudo de caso) de natureza quali-quantitativa, onde os experimentos foram trabalhados com alunos da 1ª série do Ensino Médio em uma escola pública situada na cidade de Campina Grande/PB. Os dados relativos à aceitação e avaliação desta metodologia por parte dos alunos EM e professores foram levantados por meio de questionários e anotações. Com base nos resultados obtidos pode-se verificar que as estratégias utilizadas se mostraram de eficientes sendo, portanto, uma ótima alternativa para a superação alguns de problemas no processo de ensino e aprendizagem de Química. Observou-se, sobretudo uma contribuição significativa na compreensão dos conteúdos pelos alunos, levando estes a atuarem como iniciantes em investigações científicas, com atitudes interativas e colaborativas com seus colegas e professores.
Descrição: LIMA, B. T. da S. Ensino de Química baseado no uso da experimentação formal e digital no Ensino Médio. 2014. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5052
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Tayane da Silva Lima.pdfBruna Tayane da Silva Lima2.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.