Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5060
Título: Programa de gestão ambiental em empresas: elaboração e aplicação de uma cartilha sobre a água como uma ferramenta para sensibilização
Autor(es): Santos, Moema Medeiros Dias dos
Palavras-chave: Gestão ambiental
Educação ambiental
PGAMEM
PGAMinho
Água
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: A degradação da qualidade da água e sua escassez qualitativa e quantitativa estão atualmente entre os principais focos de atenção das políticas ambientais em nível global. A gestão da água envolve uma gradual materialização de ações associadas ao estabelecimento de metas e objetivos, a definição de padrões ou indicadores de referência, a formulação de políticas e planos, a elaboração de projetos de execução e, finalmente, a operacionalização de intervenções. Ao longo dessa sequência estão presentes valores humanos que definem escolhas e critérios de decisão. Os valores envolvem um conjunto de condicionantes sociais, desejos e motivações básicas que governam o comportamento humano. Pensando nisso, houve a necessidade de criar um instrumento que viabilizasse o processo de educação ambiental aplicado pelos participantes do Programa de Gestão Ambiental nas empresas (PGAMEM). Desse modo, foi elaborada a cartilha “Água Fonte de vida, de Integridade e Ação Social”, para os colaboradores refletirem o quanto a água é importante para a manutenção da vida em nosso planeta. Vale salientar que, tal elaboração da cartilha configurou uma meta do projeto de “Educação e Gestão Ambiental para uma Conscientização em uma Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado da Paraíba” em primeira fase, a qual foi distribuída entre os funcionários da empresa após uma palestra e obteve como principal resultado uma melhor visão por parte dos funcionários sobre desperdício de água em seus setores e o redirecionamento das ações praticadas no âmbito desta Empresa para a redução dos passivos, produção mais limpa e sustentável e preservação do meio ambiente.
Descrição: SANTOS, M. M. D. dos. Programa de gestão ambiental em empresas: elaboração e aplicação de uma cartilha sobre a água como uma ferramenta para sensibilização. 2014. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5060
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Moema Medeiros Dias dos Santos.pdfMoema Medeiros Dias dos Santos322.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.