Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5063
Título: Uma solução das equações de Einstein-Maxwell em (2+1) dimensões
Autor(es): Silva, Izabel Cristina da
Palavras-chave: Teorema da Relatividade
Equações de Einstein
Relatividade
Gravidade
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: Para a teoria newtoniana, o espa ço e o tempo são grandezas independentes. No entanto, do ponto de vista da relatividade especial essas grandezas estão relacionadas de forma que os fenômenos ocorrem num espaço-tempo constituí do por (3+1) dimensões, sendo três espaciais e uma temporal, tal espaço e tambéem denominado quadrimensional ou de Minkowski. Ainda de acordo com a teoria newtoniana, a gravidade é uma for ça gerada pela massa dos corpos. Por outro lado, na relatividade geral, a gravidade é resultado de uma deformação do espa ço-tempo, devido as massas dos corpos contidos neste. Assim, a gravidade passa a ser um fator geom étrico cuja informação está contida em um objeto matem ático chamado tensor métrico. Embora saibamos que o espa ço-tempo de Minkowski possui (3+1) dimensões alguns autores têm investigado fenômenos fí sicos em (2+1) dimensões. Nesse contexto, com o estudo das equações combinadas de Einstein-Maxwell em (2+1) dimensões para uma part ícula carregada eletricamente veri ca-se que o resultado obtido difere completamente do an álogo em (3+1) dimensões, mostrando que a dimensão afeta os resultados fí sicos.
Descrição: SILVA, I. C. da. Uma solução das equações de Einstein-Maxwell em (2+1) dimensões. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5063
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabel Cristina da Silva.pdfIzabel Cristina da Silva449.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.