Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5064
Título: O bloco da educação no país do carnaval: uma análise dos limites de atuação do Ministério Público na efetivação do direito à educação
Autor(es): Wellington Alves, Cavalcanti Júnior
Palavras-chave: Direito a educação
Poder judiciário
Limites de atuação
Data do documento: 4-Set-2014
Resumo: O direito à educação é delineado na Constituição com um grau de detalhe não dispensado aos demais direitos sociais. Devido à própria natureza política da educação, esta é descrita a partir de termos abrangentes que dificultam a delimitação da atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público na fiscalização e exigibilidade de efetivação deste direito. Nesta pesquisa, analisamos, à luz das ciências sociais e dos estudos pedagógicos, o delineamento legal do direito à educação na Constituição e demais normas infraconstitucionais. Através de uma perspectiva jurídico-pedagógica, temos como objetivo traçar um limite onde é possível distinguir-se a educação ora como um problema essencialmente político, de responsabilidade do poder executivo, intermediado através de programas, ações e políticas públicas, ora como um problema de índole jurídica possível de ser discutido judicialmente.
Descrição: CAVALCANTI JÚNIOR, W. A. O bloco da educação no país do carnaval: uma análise dos limites de atuação do Ministério Público na efetivação do Direito à Educação. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5064
Aparece nas coleções:I - DFD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington Alves Cavalcanti Júnior.pdfWellington Alves Cavalcanti Júnior1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.