Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5084
Título: Avaliação dos impactos socioambientais causados pela mineração: estudo de caso no município de Pedra Lavrada - PB
Autor(es): Silva, José Adailton Lima
Palavras-chave: Mineração
Degradação Ambiental
Impactos Socioambientais
Data do documento: 12-Set-2014
Resumo: Desde longínqua data, a humanidade tem utilizado os recursos naturais de acordo com suas necessidades e interesses. Neste universo, a extração de recursos minerais constitui um rico exemplo de como a sociedade tem se “apoderado” das riquezas naturais para a construção de um novo cenário socioeconômico. Todavia, sabe-se que a mineração, no tocante as questões socioambientais, tem fomentado inúmeros impactos negativos. Diante deste cenário, o presente estudo objetivou avaliar os impactos socioambientais proporcionados pela extração mineral próxima à zona urbana do município de Pedra Lavrada-PB, com vistas a enfatizar meios para minimizar os conflitos sociais e problemas ambientais provenientes da mineração. Para tanto, utilizou-se como metodologia: estudos in loco e registro icnográfico para diagnosticar as práticas minerárias utilizadas; a Matriz de Leopold para a avaliação dos impactos significativos, positivos e negativos advindos da inter-relação entre as atividades minerárias e os meios físico, biótico e antrópico; e a aplicação de um questionário semiestruturado objetivando evidenciar o perfil socioeconômico dos mineradores, os problemas enfrentados, e as possíveis soluções e melhorias para a mineração local. Depois de realizados os estudos, pôde-se concluir que a atividade mineral local tem fomentado tanto impactos positivos como negativos: por um lado tem gerado emprego, renda, tributos, etc. (impactos positivos); por outro, tem gerado a deterioração da qualidade ambiental através de impactos negativos (redução da biodiversidade, poluição atmosférica e sonora, etc.) para os meios físico e biótico. Dessa forma, ressalvou-se ações e práticas que possibilitam a mitigação dos impactos socioambientais da mineração, pois: torna-se eminente e imprescindível conduzir práticas minerárias que possam compatibilizar o progresso socioeconômico à conservação dos recursos naturais, e com isso, alcançar seu destaque enquanto uma atividade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.
Descrição: Silva, J. A. L. Avaliação dos impactos socioambientais causados pela mineração: estudo de caso no município de Pedra Lavrada - PB. 2014. 55f. Monografia (Especialização em Geoambiência e Recursos Hídricos do Semiárido) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5084
Aparece nas coleções:I - GRHS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Adailton Lima Silva.pdfJosé Adailton Lima Silva2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.