Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5085
Título: O sítio chupadouro como receptor dos resíduos sólidos da cidade de Massaranduba-PB: uma análise sócio-ambiental
Autor(es): Santos, Raquel Felix dos
Palavras-chave: Meio ambiente
Degradação
Data do documento: 12-Set-2014
Resumo: A cada ano torna-se maior o aumento na produção de resíduos sólidos no Planeta. Isso ocorre principalmente em decorrência do consumismo exagerado, do aumento populacional e dos avanços tecnológicos em que o mundo está inserido, fatos esses que gera agressões ao meio ambiente e também a sociedade. A problemática do lixo é um tema bastante discutido a nível global, nacional, e local. No Estado da Paraíba atinge altos níveis e Massaranduba é uma dessas cidades que sofre com esses problemas, onde na zona rural do município o Sítio Chupadouro é vítima da ação antrópica. Diante disso, viu-se portanto a importância de desenvolver um trabalho com a linha de pesquisa voltada para o estudo e análise desse espaço, propondo-se a analisar a questão sócio ambiental do Sítio Chupadouro, enfatizando o descarte de resíduos sólidos da cidade de Massaranduba que são jogados a céu aberto próximo a residências e ao manancial que abasteceu até pouco tempo a cidade e hoje é a principal fonte de água para os habitantes daquela comunidade, sendo esta usada até mesmo para o consumo. De início na metodologia utilizada foi feito um levantamento literário junto a alguns autores, em seguida foi feito um registro fotográfico “in loco” para dessa forma poder conhecer melhor a área de estudo. Em relação ao município foi feita uma descrição geo-histórica do município, também ressaltou-se as condições físicas ambientais do mesmo, além dos aspectos socioeconômicos. Em seguida foi realizada uma análise quantitativa relacionada aos tipos de problemas enfrentados pelos moradores próximos ao lixão, onde foi aplicado questionários e conversas informais com os habitantes locais, já que estes são os que mais sofrem com a presença do lixão. A partir da leitura técnica, da pesquisa “in loco” e juntamente com os questionários respondidos pela população pode-se chegar a algumas possíveis soluções para minimizar esses problemas, já que até o momento não foi encontrada a solução para acabar com o mesmo. Pode-se identificar nesse espaço as áreas que estão sendo atingidas pela poluição dos resíduos sólidos, estes sendo compostos de materiais que vão de domiciliares a hospitalares. Com este trabalho ficou evidenciado os problemas que o descarte desses resíduos está causando ao meio ambiente e as pessoas que ali próximo residem, já que estes são os que mais sofrem com os transtornos sócio-ambientais.
Descrição: Santos, R. F. dos. O sítio chupadouro como receptor dos resíduos sólidos da cidade de Massaranduba-PB: uma análise sócio-ambiental. 2011. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5085
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Felix dos Santos.pdfRaquel Felix dos Santos2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.