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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5086
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cordeiro, Tamillys Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-12T14:06:09Z | - |
dc.date.available | 2014-09-12T14:06:09Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 333.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5086 | - |
dc.description | Cordeiro, T. M. Educação ambiental nas escolas de Boqueirão, PB: instrumento de combate às ações antrópicas. 2011. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Ambiental é um processo educativo que tem por finalidade sensibilizar a sociedade para as questões socioambientais. Como política educacional possibilita a adoção de valores, tomada de decisões e mudanças de atitude para com o meio ambiente. A degradação ambiental, na maioria das vezes, ocorre devido à utilização incorreta dos recursos naturais e por ações humanas. Diante disto, houve a necessidade de inserir os conteúdos de Educação Ambiental, nos currículos de quatro escolas da cidade de Boqueirão, PB, como meio de minimizar as ações antrópicas que degradam o açude e o ambiente que o circunda, sendo essa prática o objetivo principal deste trabalho. Um diagnóstico socioambiental foi elaborado aplicando-se cento e trinta questionários, com várias perguntas, contemplando professores, alunos do ensino fundamental e médio, universitários e a comunidade em geral. Conteúdos de educação e gestão ambiental foram ministrados em quatro escolas da referida cidade e a informal a comunidade local. Os principais resultados mostraram que: 96,08 % dos alunos consideram importante a inclusão de conteúdos de Educação Ambiental nas escolas; 76,20% dos professores enfocam a temática ambiental em suas disciplinas; 86,92 % dos entrevistados identificam embalagens de reciclável, mas 30,0 % não sabem as cores e/ou símbolos dos reservatórios de coleta; 1/3 dos entrevistados fazem a coleta seletiva do lixo, embora 75% tenha como destino final o lixão da cidade. A degradação ambiental resulta da falta de informação, a educação ambiental formal contribui para que as pessoas repensem suas atitudes para com o meio ambiente e a informal desenvolve um senso crítico, a prática da educação e gestão ambiental formal e informal culminou em iniciativas populares e de cidadania e inovou a área ambiental do município de Boqueirão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Hermes Alves de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Meio Ambiente | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental nas escolas de Boqueirão, PB: instrumento de combate às ações antrópicas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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