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dc.contributor.authorCosta, Ingrid Regis Beserra da-
dc.date.accessioned2014-09-12T14:06:21Z-
dc.date.available2014-09-12T14:06:21Z-
dc.date.issued2014-09-12-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5088-
dc.descriptionCosta, I. R. B. da. Um olhar pedagógico sobre a escolaridade das pessoas com deficiência: uma experiência do SESI-DR/PB. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractPartindo da premissa de que todo processo de inclusão, seja educacional, social ou laboral, necessita partir de uma apropriação do contexto sociocultural dos diferentes sujeitos envolvidos - no caso desta pesquisa: empregadores da Indústria Têxtil Coteminas de Campina Grande-PB e pessoas com deficiência, o presente artigo teve como objetivo identificar o nível de escolaridade das pessoas com deficiência que participaram do Projeto de Inovação Social Para Inclusão de Pessoas com Deficiência a Demanda da Indústria – idealizado pelo SESI-DR/PB - e levantar uma discussão acerca deste tema. Na discussão dos resultados, buscamos apresentar de acordo com o tipo de deficiência, o nível de escolaridade que os trabalhadores apresentavam e pontuar possíveis causas para o baixo grau de escolaridade apresentado por esses sujeitos. O levantamento das informações foi realizado através de um recorte quali-quantitativo dos resultados da pesquisa desenvolvida pelo SESI-DR/PB, através da equipe responsável pelo projeto, o qual buscava qualificar pessoas com deficiência já inseridas no mercado de trabalho. O estudo foi desenvolvido por meio de análises dos documentos disponibilizados pelo SESI-DR/PB, bem como de documentos nacionais. Tendo em vista a importância das políticas públicas, levantamos uma reflexão acerca de uma necessária educação e qualificação das pessoas com deficiência. Contudo apenas isso não é suficiente. Educar a empresa para a inclusão, enquanto não se estabelecer esta meta as organizações ainda verão a lei de cotas como um problema intransponível ou uma arbitrariedade das políticas públicas. Por fim, percebe-se o quanto a sociedade ainda precisa pensar verdadeiramente a diversidade humana no sentido mais profundo. Somente assim poderemos viver numa sociedade verdadeiramente inclusiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eduardo Gomes Onofrept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectPessoas Portadoras de Deficiênciapt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.titleUm olhar pedagógico sobre a escolaridade das pessoas com deficiência: uma experiência do SESI-DR/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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