Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5088
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Ingrid Regis Beserra da | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-12T14:06:21Z | - |
dc.date.available | 2014-09-12T14:06:21Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5088 | - |
dc.description | Costa, I. R. B. da. Um olhar pedagógico sobre a escolaridade das pessoas com deficiência: uma experiência do SESI-DR/PB. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo da premissa de que todo processo de inclusão, seja educacional, social ou laboral, necessita partir de uma apropriação do contexto sociocultural dos diferentes sujeitos envolvidos - no caso desta pesquisa: empregadores da Indústria Têxtil Coteminas de Campina Grande-PB e pessoas com deficiência, o presente artigo teve como objetivo identificar o nível de escolaridade das pessoas com deficiência que participaram do Projeto de Inovação Social Para Inclusão de Pessoas com Deficiência a Demanda da Indústria – idealizado pelo SESI-DR/PB - e levantar uma discussão acerca deste tema. Na discussão dos resultados, buscamos apresentar de acordo com o tipo de deficiência, o nível de escolaridade que os trabalhadores apresentavam e pontuar possíveis causas para o baixo grau de escolaridade apresentado por esses sujeitos. O levantamento das informações foi realizado através de um recorte quali-quantitativo dos resultados da pesquisa desenvolvida pelo SESI-DR/PB, através da equipe responsável pelo projeto, o qual buscava qualificar pessoas com deficiência já inseridas no mercado de trabalho. O estudo foi desenvolvido por meio de análises dos documentos disponibilizados pelo SESI-DR/PB, bem como de documentos nacionais. Tendo em vista a importância das políticas públicas, levantamos uma reflexão acerca de uma necessária educação e qualificação das pessoas com deficiência. Contudo apenas isso não é suficiente. Educar a empresa para a inclusão, enquanto não se estabelecer esta meta as organizações ainda verão a lei de cotas como um problema intransponível ou uma arbitrariedade das políticas públicas. Por fim, percebe-se o quanto a sociedade ainda precisa pensar verdadeiramente a diversidade humana no sentido mais profundo. Somente assim poderemos viver numa sociedade verdadeiramente inclusiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eduardo Gomes Onofre | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Pessoas Portadoras de Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Profissionalização | pt_BR |
dc.title | Um olhar pedagógico sobre a escolaridade das pessoas com deficiência: uma experiência do SESI-DR/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ingrid Regis Beserra da Costa.pdf | Ingrid Regis Beserra da Costa | 12.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.