Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5092
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria do Socorro Lira | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-12T14:06:45Z | - |
dc.date.available | 2014-09-12T14:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.911 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5092 | - |
dc.description | Silva, M. do S. L. O aluno com deficiência visual na escola regular: um estudo de caso com dois alunos matriculados no Ensino Médio na cidade de Campina Grande - PB. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão dos alunos com deficiência visual (baixa visão/cegueira) na escola regular tem sido tema de grandes discussões no âmbito educacional. Quando os referidos alunos chegam ao Ensino Médio, se faz necessário que a escola como um todo, se prepare para recebê-los a fim de ajudá-los na continuação do processo de aprendizagem. O atendimento especializado para os estudantes com deficiência visual (cegueira/baixa visão) deve ocorrer basicamente por meio de recursos adaptados, os quais devem possibilitar os diferentes meios de acesso ao conhecimento, respeitando as necessidades educativas especiais de cada estudante. Assim, o presente estudo teve como objetivo central analisar a inclusão de dois alunos com deficiência visual que estão matriculados no Ensino Médio do ensino regular e frequentam o Instituto dos Cegos de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa de campo foi realizada no primeiro semestre de 2014. Com a utilização metodológica da entrevista e observação in loco. Os resultados indicaram a falta de materiais e de recursos adaptados no ensino regular, o que comprova a dificuldade que as escolas regulares vêm enfrentando para incluir os referidos alunos. Portanto, fica evidenciada a necessidade de um trabalho integrado entre ensino especializado e ensino regular, pautado na adoção e uso de materiais adequados para garantir à melhoria das práticas pedagógicas não somente para os alunos com deficiência visual, mas para todos os que, de alguma forma, apresentam algum tipo de deficiência ou necessidade educacional especial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eduardo Gomes Onofre | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.title | O aluno com deficiência visual na escola regular: um estudo de caso com dois alunos matriculados no Ensino Médio na cidade de Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria do Socorro Lira Silva.pdf | Maria do Socorro Lira Silva | 16.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.