Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5094
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Correia, Ires Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-12T14:06:58Z | - |
dc.date.available | 2014-09-12T14:06:58Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5094 | - |
dc.description | Correia, I. L. A relação ensino/aprendizagem da categoria geográfica paisagem nas séries iniciais em Campina Grande - PB. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A disciplina de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental vem sendo amplamente discutida nos últimos anos, especificamente, o ensino das categorias geográficas: espaço, lugar, território, região e paisagem e seu uso. Para os alunos das séries iniciais, em especial, o conceito de paisagem tem sido de especial relevância tanto do ponto de vista da discussão sobre quais as competências que as crianças devem adquirir ao estudar essa categoria, sendo necessário o aprimoramento da metodologia executada, a contextualização do local para o global, bem como o uso dos recursos didáticos que auxiliem na efetivação da construção dos conceitos geográficos. Tomando essa como a principal motivação a ser pesquisada, se discutiu nesse trabalho a relação de ensino/aprendizagem da categoria paisagem nas séries iniciais na Escola Municipal Lucia de Fátima Gayoso Meira, localizada no bairro do Alto Branco em Campina Grande – PB. A metodologia usada foi o estudo de caso, sendo esta uma pesquisa qualitativa, materializada por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, onde na segunda ocorreu junto ao Estágio Supervisionado, realizado por meio de aulas expositivas e dialogadas, utilizando recursos audio-visuais e atividades práticas com os alunos do 4º ano, objetivando assim, a construção dos conceitos geográficos junto aos alunos, sobretudo das paisagens que fazem parte do seu cotidiano (casas, ruas onde moram, e o caminho para a escola), descritas nas atividades realizadas. A discussão com os alunos permitiu observar, compreender e discutir as transformações das paisagens da cidade de Campina Grande. Espera-se que a pesquisa possa ajudar professores das séries iniciais a melhorarem a sua prática pedagógica, sobretudo nas aulas de Geografia, bem como o processo ensino-aprendizagem, junto às crianças das séries iniciais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juliana Nobrega de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Geografia - paisagem | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.title | A relação ensino/aprendizagem da categoria geográfica paisagem nas séries iniciais em Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ires Lopes Correia.pdf | Ires Lopes Correia | 4.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.