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dc.contributor.authorOuriques, Valdenice Margarida Silva-
dc.date.accessioned2014-09-16T16:17:14Z-
dc.date.available2014-09-16T16:17:14Z-
dc.date.issued2014-09-16-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5108-
dc.descriptionOuriques, V. M. S. O ensino de história e da cultura da África e afrobrasileira numa escola pública de Campina Grande/PB: um estudo sobre o trabalho com a lei 10.639/03. 2014. 66f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA obrigatoriedade do ensino da História e Cultura da África e dos Afro-brasileiros, com a implementação da Lei 10.639/03, gerou, nos meios escolares e acadêmicos, algumas inquietações. Sem dúvida, é um grande desafio para os educadores ensinar um conteúdo nas salas de aula, quando não foram preparados para tal trabalho, pois não tiveram, em sua formação inicial, nenhuma base teórica que lhes orientasse para essa discussão. Tal desafio, porém, não é impossível de ser transposto. O presente estudo objetiva, de maneira geral, analisar como se consolida o ensino de História e Cultura da África e Afro-brasileira numa escola pública de Campina Grande/PB, e, de forma específica, discutir a implementação da Lei 10.639/03, relacionando-a com o currículo escolar, bem como refletir sobre a identificação de uma professora de História com a temática africana e afro-brasileira e, ainda, verificar uma experiência exitosa na aplicação da Lei 10.639/03 na sala de aula de uma escola pública de Campina Grande. O trabalho é ancorado em documentos oficiais e em autores como Munanga (2009), Silva (2007), Gomes (2003), entre outros pesquisadores. A pesquisa de abordagem qualitativa aconteceu em diferentes etapas. Inicialmente, realizamos uma pesquisa bibliográfica. Em seguida, iniciamos uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso e, posteriormente, trabalhamos com a história de vida de uma professora. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a observação participante, com o registro em diário de campo e conversas gravadas, que foram transcritas e organizadas em uma narrativa. Finalmente, analisamos o conteúdo das narrativas. Os resultados desse trabalho demonstraram que existem formas de trabalhar com a lei na sala de aula e revelaram indícios positivos no cotidiano escolar, desde que haja compromisso dos docentes com a escola pública e com a transformação da sociedade excludente. É necessário o envolvimento do professor de História com os professores das demais disciplinas e os alunos. Quando há essa integração, os bons resultados são visíveis. E ainda, vale ressaltar que escola é um lugar propício para essa interação, porque a diversidade está no cotidiano. A professora Marinalva, mesmo sem grandes feitos, tem contribuído com o seu trabalho para um mundo melhor, passando a fazer parte da História, e não uma mera espectadora da mesma.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Margareth Maria de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectCultura africanapt_BR
dc.subjectCultura afrobrasileirapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleO ensino de história e da cultura da África e afrobrasileira numa escola pública de Campina Grande/PB: um estudo sobre o trabalho com a lei 10.639/03pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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