Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5109
Título: O estudo do léxico no livro didático de língua portuguesa: repensando as práticas de ensino
Autor(es): Silva, Maria Dnalda Pereira da
Palavras-chave: Livro Didático
Léxico
Prática de Ensino
Língua Portuguesa
Data do documento: 16-Set-2014
Resumo: O presente trabalho, de cunho documental, com abordagem qualitativa, crítico/reflexiva, objetiva analisar o tratamento do Léxico no livro didático de língua portuguesa (LDLP), tomando como objeto de estudo o livro didático Português: uma proposta para o letramento, de Magda Soares, a fim de observar se o componente lexical é tratado levando-se em consideração a sua contribuição para a construção dos sentidos do texto e como o referido livro didático atende as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN‟s) quanto ao estudo do léxico. Assim, nossa reflexão reside na observação se há uma relação entre os aportes teóricos e as orientações para o ensino de língua materna, bem como, com o material didático à disposição do aluno e do professor, no que diz respeito ao estudo do léxico. Diante disso, ressaltamos que nossa proposta é relevante por possibilitar um caráter reflexivo sobre questões relacionadas ao ensino do léxico, enxergando a Lexicologia enquanto área do conhecimento que trata diretamente da língua, não apenas em sua estrutura, mas, sobretudo, pelo viés discursivo, e que por isso, pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de língua, em especial, o de língua portuguesa. Para tanto, partimos de um levantamento da fortuna crítica por meio de uma pesquisa documental, das ideias de estudiosos como Birdeman (2001), Antunes (2012), Marcuschi (2003), dentre outros que se fizeram necessários.
Descrição: Silva, M. D. P. da. O estudo do léxico no livro didático de língua portuguesa: repensando as práticas de ensino. 2014. 55f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa: Princípios organizacionais da língua e funcionamento textual-discursivo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5109
Aparece nas coleções:I - POLFTD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Dnalda Pereira da Silva.pdfMaria Dnalda Pereira da Silva1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.