Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5140
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Tafarel Fernandes Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-23T18:28:34Z | - |
dc.date.available | 2014-09-23T18:28:34Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.357 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5140 | - |
dc.description | MELO, T. F. T. de. Ensino por projeto: a horta escolar como ferramenta de racionalidade e consciência ambiental. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Do paralelo existente entre os avanços científicos corroborados pelo modelo capitalista e as agressões que esses podem ocasionar ao ambiente surgem debates acirrados que conduzem à reflexão e pedem um posicionamento direto de cada indivíduo.As perspectivas atuais para o Ensino Médio, dentre as quais se destaca a propostado Ensino Médio Inovador, estimulam a utilização de metodologias de ensino que se distanciem do modelo tradicional, instigando reflexões sobre a prática docente a inserindo a proposta de articulação interdisciplinar/transdisciplinar dos conceitos. Sob esse ponto de vista, o ensino por projetos vem atender a estas recomendações, contribuindo para o reestabelecimento da aproximação entre os conteúdos curriculares e o cotidiano do estudante, situando o professor como mediador da aprendizagem do estudante. Neste trabalho objetivou-se estudar o uso do ensino por projetos em Educação Ambiental, a partir da construção da racionalidade e percepção ambientais, mediante a realização de minicurso envolvendo uma horta escolar. Para tanto, as atividades foram realizadas em três etapas: observação da realidade escolar, planejamento das ações pertinentes ao o projeto, aplicação de questionário e produções textuais pelos participantes da pesquisa. Os elementos que emergiram dos questionários e da produção textual foram analisados lexicalmente e por análise temática, permitindo considerar entre os participantes destas etapas a existência de racionalidade, que, provavelmente, reflete da existência do projeto de horta escolar. Considera-se, assim, que a metodologia de projetos, desenvolvida em uma perspectiva de Educação Ambiental, permite o desenvolvimento da racionalidade ambiental, estimulando a conscientização dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Horta escolar | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | Ensino por projeto: a horta escolar como ferramenta de racionalidade e consciência ambiental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Tafarel Fernandes Tavares de Melo.pdf | Tafarel Fernandes Tavares de Melo | 643.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.