Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5141
Título: Avaliação da microdureza e da resistência à flexão de resinas compostas utilizadas nas clínicas-escola do campus I – UEPB
Autor(es): Lima, Tomás Lúcio Marques de Almeida
Palavras-chave: Odontologia restauradora
Resinas compostas
Materiais dentários
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: A qualidade e o desempenho clínico satisfatórios de uma resina composta em Odontologia Restauradora estão diretamente relacionados às suas propriedades mecânicas, como por exemplo, microdureza e resistência à flexão, visto que, durante o processo da mastigação, materiais restauradores estão expostos a esses tipos de esforços mecânicos. Nesse contexto, as resinas microhíbridas e nanoparticuladas têm tido o melhor desempenho clínico em estudos in vitro e in vivo, e evidências científicas têm corroborado com sua consolidação na prática clínica. Porém, devido ao elevado custo desses novos materiais, muitos não chegam às clínicas-escolas das universidades públicas, e muitas vezes os docentes e discentes precisam utilizar resinas odontológicas universais e convencionais para realização dos procedimentos restauradores e reabilitadores, as quais apresentam limitações de uso no que diz respeito à longevidade do tratamento restaurador. O objetivo desse estudo foi avaliar as propriedades mecânicas das resinas compostas utilizadas nas clínicas-escolas no curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB/Campus I, através de ensaios laboratoriais de Microdureza Vickers e de Resistência à Flexão de cada grupo de resina atualmente utilizadas nas clínicas. Foi realizado um estudo experimental in vitro, composto por quatro grupos, Grupo controle positivo: resina composta nanoparticulada Filtek Z350 3M/ESPE, Grupo 1: resina microhíbrida TPH /Dentsply, Grupo 2: resina composta híbrida APH/Dentsply, Grupo 3: resina microhíbrida Fillmagic/Vigodent. Foram preparados 3 corpos de prova para cada grupo de resina para o ensaio de Microdureza Vickers seguindo as normas da ASTM E384 e 5 corpos de prova para o ensaio de resistência à flexão segundo ASTM D790.Trinta e dois corpos de prova foram confeccionados para comporem os instrumentos de coleta.Cada amostra foi submetida a 4 leituras em um microdurômetro Future Tech, aplicando-se uma carga de 50 gramas por 15 segundos. As médias foram calculadas e convertidas a números de microdureza Vickers (HV) e também para os resultados de Resistência à flexão. Os resultados denotaram que a resina Z350 apresentou os maiores valores para microdureza, por outro lado a resina Fillmagic apresentou os resultados mais baixos. Para resistência à flexão, as resinas Z350, APH e TPH não apresentaram diferença significante entre elas, todavia a resina Fillmagic apresentou os valores mais baixos tanto mesmo sendo classificada pelo fabricante como uma resina microhíbrida.
Descrição: LIMA, T. L. M. de A. Avaliação da microdureza e da resistência à flexão de resinas compostas utilizadas nas clínicas-escola do Campus I – UEPB. 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5141
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tomás Lúcio Marques de Almeida Lima.pdfTomás Lúcio Marques de Almeida Lima641.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.