Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5155
Título: Água mineral, gaseificada e refrigerantes: Análise comparativa dos parâmetros físico-químicos através de uma proposta didática para conscientização sobre o seu uso indevido no espaço escolar
Autor(es): Santos, Rodolfo André dos
Palavras-chave: Água mineral
Refrigerantes
Água saborizada
Consumo de bebidas
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: A água está presente em todas as fases do desenvolvimento do homem, da manutenção da vida até o surgimento das mais antigas civilizações. A água mineral, antes usada nos banhos públicos na sociedade grega e romana, no século XVII passou a ser comercializada pelo império francês e industrializada no século XVIII. É de extrema importância para os seres vivos, sendo um componente determinante, considerando-se a sua porcentagem em massa nos seres humanos que varia de 80% a 40% da infância à terceira idade respectivamente. De acordo com o crescente consumo dos refrigerantes e mais recentemente das águas saborizadas de baixa caloria, surgiu a necessidade de uma análise dessas bebidas, devido aos ricos a saúde acarretados pelo uso indiscriminado das mesmas, uma vez que estas, mesmo sendo classificadas como refrigerantes pela legislação brasileira, são vendidas em supermercados como se fossem água mineral, ficando, inclusive, dispostas nas mesmas prateleiras. Desta forma o presente trabalho faz um estudo comparativo da composição físico-química entre águas saborizadas, água mineral, água gaseificada, água tônica, e refrigerantes obtidas experimentalmente, verificando também como está o consumo dessas bebidas junto aos alunos de uma escola particular do município de Esperança-PB, conscientizando os mesmos para os riscos a saúde da substituição da água pura por essas bebidas. O trabalho se desenvolveu partindo da aplicação dos resultados das análises em sala de aula, sendo, em seguida, apresentado um questionário aos alunos. Através de uma pesquisa exploratória de caráter quali – quantitativo, se obteve êxito quando da obtenção do objetivo geral deste trabalho que era esclarecer e conscientizar acerca dos riscos à saúde apresentados pelo consumo indevido de todos os gêneros de refrigerantes.
Descrição: SANTOS, R. A. dos. Água mineral, gaseificada e refrigerantes: Análise comparativa dos parâmetros físico-químicos através de uma proposta didática para conscientização sobre o seu uso indevido no espaço escolar. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5155
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodolfo André dos Santos.pdfRodolfo André dos Santos763.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.