Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5236
Título: Oficinas terapêuticas de cuidado e escuta a mulheres mastectomizadas e assistidas em casa de apoio
Autor(es): Gonçalves, Deize Lima
Palavras-chave: Casas de apoio
Promoção à saúde
Mastectomia
Câncer de mama
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: Considerado como um problema de saúde pública, o câncer é definido como um conjunto de mais de cem doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é a ocorrência de 518.510 casos novos de câncer no Brasil para o ano de 2013, sendo o câncer de mama o tipo mais frequente de neoplasia e a principal causa de morte por câncer em mulheres de todo o mundo. Mesmo que necessária, a cirurgia de retirada da mama sempre acarreta sofrimento para as mulheres que se submetem. Este estudo se propôs a evidenciar o cuidado e a escuta a um grupo de mulheres mastectomizadas, buscando a promoção de saúde e a ressignificação de suas vivências e dificuldades pós-diagnóstico de câncer de mama, através de efetuação de quatro oficinas terapêuticas. A amostra foi composta por 18 mulheres mastectomizadas frequentadoras de uma casa de apoio a pacientes neoplásicos em Campina Grande. Os resultados apontam para o uso da fé e do apoio como suportes para o enfrentamento da doença. A resiliência também foi demonstrada como aspecto de superação das dificuldades relacionadas ao tratamento. No que diz respeito à retirada da mama observou-se que as mulheres mais velhas enfrentaram a mutilação com menos sofrimento. Algumas mulheres ressignificaram a vivência do câncer e o sofrimento causado por ele. As conclusões apontam para a importância do uso das oficinas enquanto método que proporciona a coletivização de experiências e a promoção de saúde.
Descrição: GONÇALVES, D. L. Oficinas terapêuticas de cuidado e escuta a mulheres mastectomizadas e assistidas em casa de apoio. 2013. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5236
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deize Lima Gonçalves.pdfDeize Lima Gonçalves1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.