Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5249
Título: Tratamento conjugado de esgoto doméstico e lixiviado de aterro sanitário em lagoas de estabilização
Autor(es): Palmeira, Geovânio Fortunato
Palavras-chave: Lixiviado de aterro sanitário
Tratamento de esgoto
Lagoa de estabilização
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: O grande problema no descarte do lixiviado produzido em aterros sanitários fez-se desenvolver alternativas viáveis e eficientes para o tratamento do mesmo; surgindo à iniciativa de pesquisar sobre o tratamento conjugado entre lixiviado de aterro sanitário mais esgoto doméstico, visando tratar o lixiviado de aterro sanitário diluindo este no esgoto, reduzindo as elevadas concentrações de matéria orgânica e nitrogênio amoniacal, deixando em proporções adequadas ao tratamento convencional. Neste trabalho analisou-se a eficiência do processo de tratamento conjugado do lixiviado de aterro sanitário mais esgoto doméstico em um sistema de lagoas de estabilização. Este sistema constitui uma tecnologia já bastante consolidada para o tratamento de esgoto. O sistema experimental foi projetado, construído e monitorado nas dependências físicas da Estação Experimental de Tratamentos Biológicos de Esgotos Sanitários (EXTRABES) da Universidade Estadual da Paraíba, localizado no Bairro do Catolé na cidade de Campina Grande, composto por quatro lagoas de estabilização em série, sendo uma lagoa facultativa, seguida de três lagoas de maturação. O abastecimento da série de lagoas era proveniente de uma mistura de 2% de lixiviado de aterro sanitário com 98% de esgoto doméstico. A eficiência do tratamento, nos parâmetro analisados, pH, Alcalinidade, Ácidos Graxos Voláteis, Nitrogênio Amoniacal, Fósforo total, Ortofosfato, Demanda Química de Oxigênio - DQO e Demanda Química de Oxigênio - DQO solúvel total se enquadraram aos padrões estabelecidos pelo CONAMA 430/2011, para descarte de efluentes de sistema de tratamento de esgoto sanitário em corpos aquáticos.
Descrição: PALMEIRA, G. F. Tratamento conjugado de esgoto doméstico e lixiviado de aterro sanitário em lagoas de estabilização. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5249
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geovânio Fortunato Palmeira.pdfGeovânio Fortunato Palmeira1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.