Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5280
Título: Atuais tendências da seguridade social brasileira: rebatimentos da contrarreforma para a previdência social
Autor(es): Batista, Taciana Carla Albuquerque
Palavras-chave: Proteção Social
Seguridade Social
Contrarreforma do Estado
Previdência Social
Data do documento: 6-Out-2014
Resumo: O presente tem como objetivo analisar a contrarreforma do Estado na Seguridade Social e os seus rebatimentos para a Previdência Social, destacando as suas tendências atuais. Trata a Previdência Social como uma política da Seguridade Social inserida na Carta Magna de 1988, de regime geral e contributivo que prevê benefícios trabalhistas aos seus segurados. Todavia, diante da crise estrutural do capitalismo, Fernando Henrique Cardoso propôs um Projeto de Reforma do Aparelho do Estado que deu início a uma série de contrarreformas que redimensionaram o papel do Estado no âmbito social. A pesquisa realizada foi fruto de revisão bibliográfica e análise documental, partindo-se de uma abordagem analítico-crítica acerca da temática. O período de estudo priorizado foi a década de 1990 e o século XXI, sendo estes evidenciados como processos de contrarreforma. Nosso estudo aponta que a contrarreforma do Estado tem como tendência a negação dos direitos sociais, a descaracterização do conceito de seguridade social, a expansão da previdência dos fundos de pensão e das empresas de planos privados e a assistencialização dos desassistidos da Previdência.
Descrição: BATISTA, T. C. A. Atuais tendências da seguridade social brasileira: rebatimentos da contrarreforma para a previdência social. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5280
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taciana Carla Albuquerque Batista.pdfTaciana Carla Albuquerque Batista668.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.