Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/530
Título: Estresse no trabalho em técnico-administrativos universitários
Autor(es): Martins, Ketinlly Yasmyne Nascimento
Palavras-chave: Estresse ocupacional
Saúde mental
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Esta pesquisa, descritiva e de corte transversal, teve por objetivo avaliar o grau de estresse e sua relação com os aspectos sociolaborais percebidos por servidores técnicoadministrativos universitários da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Participaram da pesquisa 205 servidores diretamente vinculados à Direção Administrativa Superior (Reitoria). Os dados foram coletados por meio da Escala de Estresse no Trabalho (EET) para avaliar o grau de estresse, de um Questionário Aberto para avaliar os principais estressores percebidos no ambiente de trabalho, e de uma Ficha Sociodemográfica para caracterizar a amostra. Os dados receberam tratamento estatístico descritivo (média, desvio-padrão, frequência, porcentagem), mediante a utilização do programa Statistical Package for Social Science para Windows (SPSS). Os resultados indicam que a maioria dos participantes encontram-se entre os níveis baixo (39%) e moderado de estresse (59%). Quanto à avaliação do ambiente de trabalho, os resultados indicam que as Relações com os colegas destacou-se como o aspecto mais positivamente percebido e provável atenuante do estresse, enquanto a Relação com a chefia destacou-se como o aspecto mais negativamente percebido e provável desencadeador do estresse moderado encontrado na amostra. Ambos os aspectos (Relações com os colegas e Relações com a chefia) revelam que os participantes atribuem grande importância ao suporte social no trabalho, devendo esta experiência ser contemplada nas políticas de gestão da universidade pesquisada a fim de oportunizar aos servidores uma vida laboral psicologicamente mais saudável.
Descrição: MARTINS, K. Y. N. Estresse no trabalho em técnico-administrativos universitários. 2011. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/530
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ketinlly Yasmyne Nascimento Martins.pdfKetinlly Yasmyne Nascimento Martins451.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.