Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5302
Título: Análise do direito penal do inimigo e um direito penal brasileiro contaminado
Autor(es): Vasconcelos, Akemi Emanoella Braga
Palavras-chave: Direito penal
Estado
Legislaçao penal brasileira
Data do documento: 7-Out-2014
Resumo: Com a crescente violência que atemoriza a sociedade e o clamor público por iniciativas estatais que intimidem os autores de crimes, especialmente dos tipos criminais mais reincidentes no âmbito social, cresceu um Direito Penal mais hostil. Nesta diapasão, o professor alemão Günther Jakobs apresentou uma doutrina intitulada Direito Penal do inimigo, a qual foi baseada em precursoras ideias de pensadores como Rousseau, Fichte e de modo mais incisivo em Kant e Hobbes. Assim, o presente trabalho, fulcrado nos ensinos e conceitos do dito professor, discorrerá sobre esta vertente penal, que divide o ser humano em duas classes, a dos cidadãos, aqueles que mesmo cometendo um ilícito penal demonstram ao Estado que tal conduta foi apenas um deslize; e a dos inimigos, indivíduos que perdem seu status de pessoa, pois não apresentam garantias cognitivas que seguiram compactuando com as normas estatais. Na legislação penal brasileira se podem notificar dispositivos legais penais que transparecem o Direito penal do inimigo, a exemplo daqueles que este estudo se detém na exposição, quais sejam, a Lei do Abate, Prisão Preventiva, Lei dos Crimes Hediondos e o Regime Disciplinar Diferenciado. Por último, conclui-se que o Direito Penal do inimigo causa grande colisão com as ideias atuais de Direito Penal, entretanto aquele não pode ser ignorado.
Descrição: VASCONCELOS, Akemi Emanoella Braga. Análise do direito penal do inimigo e um direito penal brasileiro contaminado. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5302
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Akemi Emanoella Braga Vasconcelos.pdfAkemi Emanoella Braga Vasconcelos553.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.