Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5311
Título: O direito à identidade genética na reprodução humana heteróloga em face do anonimato do doador
Autor(es): Carneiro, Gabriela Sarmento
Palavras-chave: Reprodução humana assistida
Direito à origem
Data do documento: 7-Out-2014
Resumo: A presente monografia analisa a evolução do conceito de família diante do crescente avanço da biotecnologia, o qual trouxe a possibilidade para casais estéreis ou inférteis de terem filhos, com pleno êxito, através das variadas técnicas de reprodução humana assistida. Estas técnicas de reprodução podem ser homólogas, quando o material genético provém do cônjuge ou companheiro, ou heterólogas, quando o material genético provém de um doador anônimo, sendo esta o foco de nosso estudo. Apesar de tantas modificações, a legislação brasileira ainda se mostra omissa no que se refere à reprodução humana assistida. Desse modo, no quadro da reprodução assistida heteróloga, nossa pesquisa tem como objetivo a análise do conflito entre o direito ao anonimato do doador de material genético, tendo este, direito fundamental à intimidade, em contraponto com o direito fundamental ao conhecimento da origem genética pelo concebido, ressaltando o direito à identidade e o princípio da dignidade da pessoa humana. Portanto, trata-se de um conflito de direitos fundamentais que desencadeia controvérsias e questionamentos nos campos ético, jurídico e científico, dividindo opiniões, que aqui serão apresentadas, acerca do tema. Assim, o princípio da dignidade da pessoa humana deve ser sempre tomado como norte na ponderação dos interesses envolvidos, a fim de possibilitar a aplicação da razoabilidade na resolução de conflitos referentes ao objeto de estudo.
Descrição: CARNEIRO, Gabriela Sarmento. O direito à identidade genética na reprodução humana heteróloga em face do anonimato do doador. 2012. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5311
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Sarmento Carneiro.pdfGabriela Sarmento Carneiro801.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.